Início / Notícias / Dr. Daniel Vasconcelos promove ação de conscientização para cuidados com a hipertensão arterial

Parlamentar realizou semana de atividades em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Parlamentar reforçou importância das medidas de prevenção. (Foto: Elissa Nunes)

Como forma de conscientizar a população sobre o Dia do Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Republicanos) promoveu uma semana de atividades voltadas à prevenção da doença em Manaus.

“Com o apoio de voluntários e parceiros, estivemos em alguns bairros da cidade levando informações cruciais sobre a prevenção e cuidados sobre os riscos da hipertensão arterial, realizando mutirões de aferição de pressão, orientações e visitas nas casas, mostrando a importância de se ter uma vida mais saudável”, pontuou Dr. Daniel.

O parlamentar, que é profissional da saúde, explica que para evitar o problema, é importante ter uma vida saudável cuidando da alimentação e praticando exercícios.

“Mantemos o Projeto Saúde em Dia, que tem esse objetivo, com aeróbica, dança e ritmos, ele leva mais saúde tanto física quanto mental para essas pessoas”, explicou o vereador.

Hipertensão – A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9. É quando a pressão do sangue que vem do coração se faz de maneira intensa nos vasos sistêmicos e atinge valores acima dos aceitáveis. Segundo o vereador, é fundamental diagnosticar a origem do problema para que seja introduzido o tratamento adequado.

Os principais sintomas são a tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão. No entanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.

Texto: Leonardo Dias – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Elissa Nunes