Início / Notícias / CMM promove ação de saúde para servidoras da Casa

CMM promove ação de saúde para servidoras da Casa

Programação em alusão ao Outubro Rosa contou com palestras de conscientização e exames clínicos

Na manhã desta quinta-feira (19/10), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou uma programação temática para as servidoras da Casa, em alusão ao Outubro Rosa, mês de combate e conscientização do câncer de mama.

As ações foram coordenadas pela Diretoria de Projetos Especiais da CMM em conjunto com a Diretoria de Saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Além das palestras sobre a doença, do alerta para o diagnóstico precoce onde as chances de curas são mais eficazes, foram ofertados ainda às servidoras exames clínicos, como o preventivo, testagem rápida para detecção de HIV, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de consulta médica generalista.

Médica psiquiatra Alessandra Pereira destacou a importância de cuidar também da lado espiritual

Uma das palestrantes, a médica psiquiatra Alessandra Pereira falou sobre o autocuidado, enfatizando o quanto é importante cuidar do corpo, da mente, e do lado espiritual.

“A conexão espiritual hoje está comprovada pela neurociência como uma função importantíssima para renovar o ‘HD’, para você se reconectar com o que é sagrado, com o que você acredita, independentemente da sua crença; então não é sobre religião, é sobre você trabalhar conexões espirituais, fazer um momento de pausa para reflexão para dentro e para fora de si, isso é fundamental”, considerou a médica.

“Eu acho que foi um sucesso, tivemos várias atividades como as palestras, os exames, o preventivo, entrega de preservativo, a consulta com o doutor, atingiu um número expressivo de mulheres, foi sucesso”, disse a servidora Brenda de Souza.

A gerente de Saúde da CMM, Roberta Folhadela, aproveitou o evento para convidar os homens para a próxima ação que será promovida para conscientizar servidores da Casa, o Novembro Azul.

“Nosso evento de hoje foi para alertar as nossas servidoras da importância do autocuidado e junto com a doutora Alessandra, vimos que não é só importante o autocuidado físico, mas também o mental. Lembrando que o próximo mês será a vez dos homens, os nossos servidores, participarem do evento no Novembro Azul”, finalizou Roberta.

Foto: Sidney Mendonça – Dicom