Início / Notícias / Com fim da janela partidária Avante fica com a maior bancada da Câmara de Manaus

Com fim da janela partidária Avante fica com a maior bancada da Câmara de Manaus

Terminou na última sexta-feira (01/4) a chamada janela partidária – prazo para candidatos ao próximo pleito mudarem de partido sem correr o risco de perder o mandato. A legenda mais beneficiada com as trocas na Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi o Avante, que se tornou a maior bancada do Parlamento Municipal, com seis vereadores.

Em 2020 a legenda conseguiu eleger quatro vereadores: David Reis, presidente da casa; Dr. Eduardo Assis, Lissandro Breval e Wanderley Monteiro e agora ganha mais dois, o vereador Marcel Alexandre, eleito em 2020 pelo Podemos, e o líder da prefeitura na CMM, vereador Marcelo Serafim, que era do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A segunda maior bancada da CMM agora é formada por duas legendas, o Partido Social Cristão (PSC), e o União Brasil, com quatro parlamentares cada. O PSC conta com com quatro vereadores, eleitos já em 2020: Allan Campelo, Caio André, Daniel Vasconcelos e Rodrigo Guedes e o União Brasil, que surgiu da fusão entre Partido Social Liberal (PSL) e o Democratas (DEM), já contava com a representatividade dos vereadores Diego Afonso e Everton Assis, passa a contar também com a presença da vereadora professora Jacqueline, que veio do Podemos e o vereador Gilmar Nascimento.

Demais partidos

Com toda a atualização na janela partidária cada partido ficou da seguinte forma: Avante (6), PSC (4), União Brasil (4), Patriota (3), PMN (3), Pros (3), Republicanos (3), Cidadania (2), PL (2), PTB (2), PSDB (2), PT (1), Solidariedade (1), PV (1), PCdoB (1), DC (1), PP (1), PRTB (1).

Janela Partidária

A janela partidária é um período de 30 dias que ocorre seis meses antes das eleições. Durante esse tempo, os parlamentares podem trocar de partido preservando seus cargos. Quando esse período se encerra, o político só poderá trocar de legenda e preservar o mandato se entrar em acordo com o partido ao qual está filiado.

Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram