Início / Notícias / Conselheiros Tutelares recebem moção de parabenização em alusão ao Dia do Conselheiro Tutelar

Na manhã desta quinta-feira (17/11), o vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), apresentou na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Moção de Parabenização em alusão ao Dia do Conselheiro Tutelar, comemorado nesta sexta-feira, dia 18 de novembro.

Segundo justificativa do vereador, o conselheiro tutelar trabalha para garantir o que há de mais nobre no convívio de uma sociedade justa, os direitos de crianças e adolescentes. “É gratificante saber que existem profissionais que, mesmo lidando diariamente com situações extremas, se dedicam criando uma rede de proteção que salva vidas, e sobretudo, não compactuam com nenhum tipo de violência ou abandono”, disse Rosivaldo.

Em pronunciamento, Rosivaldo aproveitou para falar sobre as atribuições do conselheiro tutelar, previstas no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que atende público diante de situações de violação de direitos.  Além de atender e aconselhar os pais ou responsáveis, a partir do atendimento, onde o profissional aplica medidas de proteção.

Para Rosivaldo, é uma bandeira que há anos vem levantando, inclusive já apresentou indicação ao executivo, sugerindo a criação de mais Conselhos Tutelares, principalmente nas zonas Norte e Leste de Manaus. Além de ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes serem ainda mais efetivas. “É preciso que a sociedade disponibilize instrumentos capazes de garantir proteção a esse público alvo. Inclusive já apresentei na Câmara o Projeto de Lei que institui a campanha “Maio Laranja” no município de Manaus, dedicado ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, observou Rosivaldo Cordovil.

“Parabenizo a todos os conselheiros tutelares, em especial os que atuam no zelo pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes da nossa Manaus. A todos, meu total apoio e respeito. Parabéns pelo seu dia”.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador