Início / Notícias / Dr. Daniel parabeniza prefeitura de Manaus por reforma da UBS Ajuricaba na zona Centro-Oeste

Na última sexta-feira (25/3), o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), participou da reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ajuricaba, localizado na Avenida Leste, bairro Alvorada.

Como presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (Comsau/CMM), o vereador Dr. Daniel destacou o reforço que a atenção primária ganhará com esta reinauguração. “O fortalecimento da atenção básica com o aumento de estrutura favorecerá tanto o servidor da unidade quanto o usuário do sus”.

O vereador enfatizou também os indicadores do Programa Previne Brasil que colocaram a capital do Amazonas em primeiro lugar este ano. “Isso é reflexo do esforço dos profissionais de saúde que não mediram esforços para cuidar da nossa população”, ressaltou.

A unidade, de porte I, recebeu adequações das estruturas, revisão das instalações elétricas e de cobertura, melhorias na acessibilidade, pintura geral, entre outros.

O evento contou com a presença da secretária municipal de Saúde Shádia Fraxe, o subsecretário municipal de gestão de saúde, Djalma Pinheiro Pessoa Coelho, o prefeito de Manaus, David Almeida, entre funcionários da rede pública de saúde.

Previne Brasil

O programa Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), e foi instituído pela Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017. O Previne considera quatro componentes para fazer a transferência financeira federal a municípios e ao Distrito Federal: incentivo com base em critério populacional; capitação ponderada (cadastro de pessoas); pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o fortalecimento de vínculos entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas atendidas e acompanhadas nos serviços da APS. O Previne Brasil começou a ser implementado em 2020.