Início / Notícias / Dr. Daniel Vasconcelos representa CMM em evento de anúncio de realização de transplante renal no Amazonas

O vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC) participou, nesta quarta-feira (16/11), do evento de anúncio do início da realização de transplante renal no Hospital Delphina Aziz. O anúncio foi feito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima. Na ocasião, o vereador representou a Câmara Municipal de Manaus, uma vez que é presidente da Comissão de Saúde da Casa.

De acordo com Dr. Daniel Vasconcelos, a medida trará benefícios incomensuráveis para a saúde do Estado. “Sem dúvidas é um momento muito importante e esperado, sobretudo, para quem sofre com problemas renais e seus familiares, que agora poderão passar por transplantes sem ter que sair do Amazonas. Participar desse momento representando o legislativo municipal mostra alinhamento que há entre o Estado e Município”, destacou.

Na ocasião, o governador Wilson Lima afirmou que os transplantes começarão a ser realizados no primeiro semestre de 2023, no Hospital Delphina Aziz. Ele também anunciou que a Unidade de Saúde fará transplante de fígado, a partir de 2024.

Para a realização de transplantes de rins, o investimento do Governo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) é de R$ 1 milhão. A meta inicial é de realizar oito transplantes mensais. O hospital passará a realizar, também, serviços de otorrinolaringologia, com destaque para o implante coclear, que hoje não é feito no Amazonas. Para o implante coclear, o investimento é de R$ 230 mil por mês.

Todos os exames necessários para a realização dos procedimentos passarão a ser realizados no Estado no início de 2023. “A realização de todos esses procedimentos é um avanço muito grande para o sistema de saúde aqui no Amazonas. Certamente iremos acompanhar e contribuir no que for necessário nesse processo”, declarou.

Texto:  Leonardo Dias – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto:  Paulo José – Assessoria de Comunicação do vereador