Início / Notícias / Dr. Daniel Vasconcelos ressalta a importância da doação de córneas para transplantes no Amazonas

De acordo com a Central de Transplantes da (SES-AM), até o ano de 2024 foram realizados 2.340 mil transplantes no Estado

Parlamentar parabenizou duas décadas de existência do Banco de Olhos do Amazonas. (Foto: Mauro Pereira)

Durante pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na terça-feira (07/05), o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Republicanos), destacou a importância da doação de córneas para pessoas com deficiência visual. O parlamentar parabenizou, ainda, o Banco de Olhos do Amazonas pelos 20 anos de existência.

Criado no ano de 2004 e vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o Banco de Olhos do Amazonas funciona na Fundação Hospital Adriano Jorge, onde está instalado o laboratório de conservação e avaliação das condições das córneas doadas, e no Instituto Médico Legal (IML), onde funciona um núcleo de captação de doadores.

“É importante que mais pessoas possam se tornar doadoras, informado em vida essa vontade, indo até um cartório. Precisamos divulgar para que mais pessoas sejam beneficiadas com a doação, mantendo a memória das pessoas viva e nos olhos de quem precisa. A doação é muito simples e não causa nenhum tipo de lesão ao seu ente querido”, explicou o parlamentar.

O vereador também pontuou o avanço do Estado em tecnologias voltadas para a saúde.

“Parabenizo toda a equipe da Dra. Cristina Garrido e ao nosso governador Wilson Lima, que com certeza é o mentor de tudo isso e tem se preocupado em dar apoio e condições de trabalho, para que se possa ampliar, não só o transplante de córnea, mas também outros órgãos, levando esperança e qualidade de vida a milhares de pessoas”, concluiu

Números – Desde 2017 a fila para o transplante de córnea é zerada no Amazonas. Mais de 3,3 mil doações captadas pelo Banco de Olhos em apenas 14 anos de existência possibilitaram a realização de mais 2 mil transplantes, além do envio de córneas para atender pacientes de outros estados.

De acordo com a Central de Transplantes da SES-AM, até o ano de 2024 foram realizados 2.340 mil transplantes, com 70% dos doadores amazonenses moradores dos municípios do interior do Estado. Ainda segundo a central, a captação de córneas sofreu uma queda na pandemia; em 2022 foram realizados 116 transplantes de córnea no Amazonas, contra 90, em 2023.

Texto: Leonardo Dias – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM