Início / Notícias / Eduardo Assis e Lissandro Breval apoiam legalização de manobras radicais praticadas por motoqueiros

Nessa quinta-feira (07/4), o vice-líder do prefeito David Almeida na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Eduardo Assis (Avante) e o vereador Lissandro Breval (Avante) estiveram reunidos com Railson Sena e Daniel Veiga representantes da prática de Wheeling (Grau) na cidade. A visita aconteceu na sede do parlamento municipal, localizada no bairro Santo Antônio, zona Centro-Oeste de Manaus.

Durante a reunião os vereadores ouviram as demandas dos participantes de Wheeling que pleiteiam a disponibilidade de uma área reservada para a prática do modalidade que consiste na realização de manobras de equilíbrio pelos participantes, o que evitaria acidentes e a realização das manobras em espaços públicos.

O parlamentar Eduardo Assis diz que durante um tempo já vinha acompanhando a forma de como muitos jovens motoqueiros praticam essa manobra nas ruas da cidade, hoje tive a oportunidade de conversar com jovens que praticam e são representantes dessas manobras. “Apoiar o esporte é minha bandeira, tenho muito orgulho do alcance dos jovens nos projetos na cidade, reconheço que o Wheeling (Grau) pode ser considerado como esporte uma vez praticado em um lugar adequado. O Stunt (Grau) é realizado por motoqueiros que precisam de um espaço para praticarem as manobras, infelizmente ainda existem pessoas que colocam a vida em risco realizando-as em vias públicas, vamos buscar a melhor forma para ajudar todos, pois o espaço irá beneficiar os praticantes, evitando acidentes nas ruas da cidade”, afirma Assis.

Já Lissandro Breval afirma que o esporte é um grande escape para os jovens na sociedade, e apoiá-los nesses novos projetos é gratificante. “Conheci o Wheeling através desses jovens e já presenciei essa prática nas ruas, hoje, estamos aqui para organizar e verificar a melhor forma possível o apoio que eles precisam para praticar essas manobras”, disse Breval.

De acordo com Railson Sena, praticante e representante dos jovens motoqueiros, as manobras já são praticadas há muitos anos em vias públicas, o que já ocasionou graves acidentes, por isso, a necessidade de um espaço direcionado especificamente para o esporte é tão importante para eles. “Para realização dessas manobras precisamos de um espaço, hoje, estamos aqui pedindo apoio dos vereadores porque precisamos praticar essas manobras em um lugar adequado, tirando os motoqueiros que praticam nas ruas colocando-os em um lugar certo, evitando transtorno para os moradores e evitando acidentes na cidade”.

A legalização já existe em outra cidade brasileira, Manaus seria mais uma a abraçar essa causa.

Sobre o Whelling

Wheeling surgiu na década de 1970, onde o californiano Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando com o freio traseiro, e passou a fazer exibições de suas habilidades.

Texto e foto: William de Oliveira – Assessoria de Comunicação do vereador