Início / Notícias / Estudantes aprendem sobre as funções do legislativo em visita à Câmara de Manaus

MANAUS, 11/10/22 ALUNOS DO CENTRO EDUCACIONAL SAO FRANCISCO VISITAM A CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

Alunos do 6º ano do Centro Educacional São Francisco visitaram, na manhã desta terça-feira (11/10), a Câmara Municipal de Manaus com o objetivo de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo e entender o trabalho realizado pelos vereadores. Os alunos que possuem entre 11 e 13 anos são estimulados a compreender a função da Casa Legislativa e a atuação parlamentar, com intuito de se tornarem cidadãos mais conscientes e participativos das tomadas de decisões da sociedade.

Os vereadores Professora Jacqueline (UNIÃO) e Prof. Samuel Monteiro (PL) conversaram com os alunos e professores durante a visita e reforçaram a importância da aproximação da escola com o parlamento. “É muito bom receber os estudantes e os professores aqui no plenário da Câmara, para que acompanhem os trabalhos dos vereadores. Saindo da teoria para a prática”, destacaram os parlamentares.

O diretor do departamento Legislativo da Câmara, Darley Monteiro, parabenizou os alunos pelo interesse e explicou o processo legislativo, as funções do Poder e respondeu dúvidas dos alunos. “É muito importante que esses estudantes tenham interesse pela política, pois através desse conhecimento é possível cobrar por um sociedade melhor, participando ativamente das discussões da comunidade, pois esses serão os que no futuro vão decidir sobre o rumo da sua cidade”, ressaltou.

A professora de geografia, Naira Mergulhão, falou sobre a experiência para os alunos. “É uma oportunidade muito satisfatória para os alunos que saem da teoria e vêm conhecer no campo como funciona o Poder Legislativo, os projetos aprovados, e o cotidiano da Casa Legislativa, com as discussões plenárias”, afirmou.

O estudante Alexandre Azevedo, do 6º Ano, disse que a visita foi muito interessante e que seu maior sonho era de conhecer o Plenário Adriano Jorge. “Está sendo um experiência muito boa, estou vivendo um sonho em estar acompanhando toda a movimentação dos vereadores da nossa cidade”, finalizou o aluno.

Os estudantes visitaram, ainda, vários setores da Câmara, como o plenário, onde acompanharam como espectadores da sessão Plenária com o Grande Expediente nesta terça, onde os vereadores estavam discutindo sobre as melhorias para a cidade de Manaus.

Texto: Diego Mesquita – Dicom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM