Início / Notícias / Fransuá propõe acordo de “Cidades Irmãs” entre Manaus e Hebron, cidade palestina da Cisjordânia

Vereador Fransuá (PV) protocolou nesta semana, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei n. 142/2022 que declara como “Cidades Irmãs” Manaus e Hebron (Al-Khalil), cidade palestina da Cisjordânia. A iniciativa tem por objetivo firmar acordos, ações, convênios e programas de cooperação entre as cidades.

“A população de origem palestina possui importância histórica e cultural para a cidade de Manaus. Portanto, quando estas duas cidades de áreas geográficas e políticas distintas se tornarem irmãs, elas estabelecerão um laço de cooperação que irá abranger âmbitos como cultura, saúde, educação, transportes, meio ambiente e desenvolvimento econômico”, explica o vereador.

O conceito de cidades-irmãs surgiu em 1947, com o intuito de fomentar a amizade, paz e cooperação entre diferentes culturas. Tecnicamente, se trata de uma relação entre estas duas cidades em forma de paradiplomacia, relação que vai independer dos governos federais.

O intercâmbio abrangerá, ainda, programas científicos, sociais, ambientais, culturais, esportivos e comerciais entre as cidades-irmãs.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador