Início / Notícias / Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e às Drogas de autoria do vereador João Carlos é promulgada

Nesta segunda-feira (06/6), foi promulgada, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, ao Suicídio e às Drogas. O líder do Republicanos, vereador João Carlos, é o autor da mais nova frente do parlamento municipal. A proposta foi subscrita pelos vereadores, Rosivaldo Cordovil (PSDB), Marcio Tavares (Republicanos), Capitão Carpê (Republicanos), Raiff Matos (DC), Willian Alemão (Cidadania), Fransuá (PV), Kennedy Marques (PMN), Amom Mandel (Cidadania), Allan Campelo (PSC) e Joelson Silva (PROS).

O autor da propositura lembrou que, os atendimentos psicológicos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus dobraram em um ano, com mais de 43 mil serviços realizados. “Com o aumento dos casos, tanto de suicídio como de depressão, precisamos agir urgentemente e só conseguiremos com a união de todos. Ainda, segundo dados divulgados, o percentual de diagnósticos também é maior entre mulheres, isso porque 13,5% das entrevistadas confirmaram que já tiveram a doença, enquanto o público masculino o índice chega a 6,7%”, completou o parlamentar.

A proposta do republicano prevê, ainda, por meio da Frente Parlamentar, apoiar, acompanhar, analisar e propor políticas públicas municipais, que tenham como objetivo o cuidado e a prevenção à depressão, ao suicídio e ao uso de drogas ilícitas. Além de incentivar, participar, organizar e promover debates, simpósios, seminários e intercâmbios.

“A criação da Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas tem o escopo principal em elaborar formas de combate e enfrentamento à saúde mental e dependências químicas, buscando alertar a população no Município de Manaus. É notório que a pandemia do covid-19 não trouxe apenas o vírus, mas também, diversos problemas psicológicos causados pelo isolamento social”, finalizou o vereador.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador