Início / Notícias / Ivo Neto defende PL que propõe atenção psicossocial para crianças e adolescentes nas UBSs em Manaus

MANAUS, 09/11/22 VEREADOR IVO NETO (PATRIOTA) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

Durante sessão plenária na quarta-feira (9/11), o Projeto de Lei nº177/2021, subscrito pelo vereador Ivo Neto (Patriota), que propõe ações para implantar o tratamento contra a depressão infantil e na adolescência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), foi aprovado pelos parlamentares  e seguiu para sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

Segundo o vereador, o alto índice de suicídios no Brasil e no Amazonas, principalmente de jovens e adolescentes, necessita de ações efetivas de prevenção por parte do poder público.

“Nós a cada dia nos surpreendemos com o alto índice de jovens e adolescentes que tentam tirar suas vidas, e muitos não tem a oportunidade de ter esse acompanhamento psicossocial, um atendimento desse nas UBS’s vem somar muito com a sociedade. Esse projeto vai dar possibilidade para que essas pessoas possam ser acompanhadas e auxiliadas no que diz respeito à depressão”, manifestou Ivo Neto.

Dados – No Amazonas, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), entre os anos de 2019 e 2021, foram registrados em Manaus 270 suicídios e no interior foram 79 mortes, totalizando 349 casos no Amazonas em quase três anos. Entre os casos dos jovens e adolescentes, 97% das consequências são transtornos mentais: depressão, transtorno bipolar e abuso de drogas. Segundo a secretaria, outros fatores que também contribuem para o suicídio, são as situações de desemprego, sensações de vergonha, desonra, desilusões amorosas.

Texto: Eriana Monteiro – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM