Início / Notícias / Ivo Neto repudia tratamento de funcionária de empresa aérea à família de criança autista

Em pronunciamento nesta terça-feira (29/3), o vereador Ivo Neto (Patriota), que também é presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Manaus (COMDCAI/CMM), repudiou o atendimento dado pela funcionária de uma companhia aérea à família de uma criança autista que tentava embarcar para Manaus.

“Tomei conhecimento dessa situação envolvendo uma criança autista, que devido à demora de atendimento teve uma crise que causou vários hematomas e dentes quebrados. Muitas vezes, você podendo dar prioridade no atendimento e algo que possa ser resolvido rápido, acaba gerando a crise. Nós, como parlamentares, precisamos estar atentos a essas pessoas e defende-las”, enfatizou Ivo.

O caso ocorreu na semana passada, quando a família retornava do Rio de Janeiro para Manaus e foi postado nas redes sociais da mãe da criança com Transtorno de Espectro Autista (TEA), Karina Dantas. Pelos canais digitais, Karina compartilhou fotos e vídeos em que o menino de 11 anos se debatia e acabou quebrado dentes, ao ter um ataque sem que ninguém da empresa aérea os auxiliasse. Segundo a mãe, a demora de uma atendente da companhia aérea em liberar a família desencadeou o estresse na criança.

“Na hora do embarque informei que ele era autista e não aguentava esperar muito, e a mesma começou a criar caso com a documentação dele, sendo que apresentei tudo. A demora absurda fez o Dudu entrar em crise”, repudiou a mãe da criança.

Nota de Repúdio

Em nota, assinada pelos 12 vereadores membros da COMDCAI, a Comissão repudiou o ato e se solidarizou com a família do menino:

A Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus – COMDCAI, através do Presidente, Vice-Presidente e de todos os membros, vêm a público repudiar o fato ocorrido com o Eduardo e sua mãe Karina no aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro.

A inclusão está muito além de placas indicativas presentes em estabelecimentos comerciais, está sobretudo, presente no respeito e na capacitação de seus colaboradores para que situações como esta sejam inadmissíveis. Este fato é totalmente lamentável, principalmente nos dias de hoje que tanto se fala em empatia. Atendimento prioritário à Autistas é um DIREITO e DEVE ser respeitado!!

Nossa solidariedade ao Eduardo e sua mãe Karina. Esta Comissão está à disposição para ajudar no que for preciso para combater qualquer tipo de violação aos Direitos da Crianças, Adolescentes e Idosos.

Em sua fala, o parlamentar destacou a importância de treinar os atendentes. “Nós, como parlamento temos que estar atentos a essa causa. Essas empresas precisam treinar seus trabalhadores para que possam zelar pelo atendimento especial. Eu faço um apelo a essa Casa, que juntos possamos lutar contra isso. A empresa aérea precisa dar uma resposta à sociedade”, finalizou Ivo Neto.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador