Início / Notícias / Jaildo Oliveira pede audiência pública para discutir licitação do transporte alternativo

O vereador Jaildo Oliveira (PCdoB), apresentou um requerimento na Câmara Municipal de Manaus (CMM), solicitando audiência pública para discutir uma nova licitação para o transporte alternativo na capital amazonense.

Da tribuna do plenário Adriano Jorge, durante o pequeno expediente, o parlamentar afirmou que uma pesquisa, divulgada recentemente, apontou que 67% dos passageiros do ônibus alternativo sentem-se inseguros ao utilizar esse transporte.

Jaildo citou os inúmeros vídeos, divulgados nas redes sociais, mostrando acidentes envolvendo este modal e que isso precisa ser analisado. “Já capotou ônibus, já teve uma vítima fatal envolvendo este transporte, e por isso peço ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) que fiscalize essa modalidade com mais rigor, pois várias infrações são cometidas diariamente por estes motoristas, colocando em risco a vida dos passageiros”, relatou.

O vereador também cobrou que seja feito um processo de avaliação para motorista, nos mesmos moldes do transporte coletivo, onde o profissional passa por um curso para ser condutor de passageiros no Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest e Senat), que é válido por cinco anos. “Lá o motorista estuda legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente, relação interpessoal, todos itens necessários para você ser um bom condutor”, enfatizou.

Jaildo Oliveira ainda alertou que não existe nenhum requisito para ser motorista no transporte alternativo e executivo, o que é inadmissível. “Precisamos discutir isso, tem que acontecer mais fiscalização, que tem, porém o motorista paga a multa e volta a dirigir, por isso estou cobrando uma nova licitação ainda este ano, para moralizar o sistema”, finalizou.

Texto: Indira Queiroz – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM