Início / Notícias / Joelson Silva faz indicação para incluir fonoaudiólogos na rede municipal de saúde

O parlamentar também subscreveu o PL que propõe atendimento psicológico a crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou durante a Ordem do Dia, nesta quarta-feira (27/03), a Indicação nº 121/2024, de autoria do vereador Joelson Silva (sem partido), que sugere ao Executivo Municipal, a inclusão dos profissionais de Fonoaudiologia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), na cidade de Manaus.

Na ocasião, Joelson Silva ressaltou a importância dos fonoaudiólogos nas unidades de saúde de atendimento a crianças, adolescentes, jovens e adultos.

“Há uma realidade e tem uma grande demanda para esses profissionais de Fonoaudiologia. Então, é importante que a Prefeitura de Manaus busque uma forma de contratar e colocar nas Unidades Básicas da Família esses profissionais”, enfatizou.

A Fonoaudiologia foca o estudo da fonação e audição, os problemas que podem estar relacionados a eles e nas opções de tratamento.

O fonoaudiólogo realiza o diagnóstico e tratamento de alguns quadros, como a surdez, dicção incorreta, gagueira e outros que mudam a forma mais adequada de se comunicar. Além disso, esses profissionais também são buscados para auxiliar no treino e melhoria da voz, principalmente, por profissionais da área da comunicação, artistas, locutores e outros.

Subscrição – O vereador Joelson Silva também usou a tribuna da Casa Legislativa, durante sessão ordinária, nesta quarta-feira, e subscreveu o Projeto de Lei (PL) 263/2023, que propõe o direito de crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual à prioridade no atendimento psicológico na rede municipal de saúde.

Joelson Silva iniciou o discurso lembrando que no dia 5 de março, propôs uma indicação ao Executivo Municipal, para que o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs), no parque Amazonino Mendes, seja destinado exclusivamente para o atendimento de crianças e jovens da cidade de Manaus.

“Na minha opinião, é preciso que nós tenhamos na rede municipal de saúde dois CAPs, um para tratar da criança, adolescente e jovem e outro para aquela mulher vítima de algum tipo de violência física, sexual e psicológica”, destacou.

O parlamentar parabenizou o vereador Professor Samuel (PL) pelo projeto e ainda reforçou que a proposta vai somar com a indicação enviada à Prefeitura de Manaus.

Texto: Eriana Monteiro – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Divulgação – Dicom/CMM