Início / Notícias / Liberdade Religiosa é tema de Tribuna Popular proposta pelo vereador Professor Samuel

MANAUS, 06/04/22 VEREADOR PROFESSOR SAMUEL (PL) PRESIDE TRIBUNA POPULAR SOBRE A IMPORTANCIA DA LIBERDADE RELIGIOSA. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

O vereador Professor Samuel (PL), promoveu na manhã desta quarta-feira (06/4), uma Tribuna Popular na Câmara Municipal de Manaus (CMM), com a temática “A importância da liberdade religiosa”.

Como Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias, o parlamentar destacou a importância do estado laico para que liberdades religiosas existam nele, ressaltando o cumprimento da Constituição Federal, que no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

“Nesse contexto, toda pessoa é livre para escolher o que e a quem adorar, sua religião. Essa escolha é tão importante e pessoal que a carta magna, ou seja, a Constituição Federal resguarda o direito a toda pessoa a ter sua própria religião”, disse Samuel.

O encontro foi presidido pelo propositor da tribuna, vereador Professor Samuel e contou com a participação de demais parlamentares. Convidados para a discussão da Tribuna, compuseram a Mesa o Arcebispo de Manaus Dom Leonardo Steiner e o Pr. Luis Mário de Souza vice-presidente e líder de Liberdade Religiosa da Igreja Adventista para toda a América, além dos presentes Pastor Sérgio Allan Presidente da UNOB, Pastor Nelson Succi Presidente da Aceam, Pastor Mark Wallacy Presidente da Aamar e Pastor Vanderson Costa Departamental da Liberdade Religiosa da UNOB.

Para o Arcebispo de Manaus Dom Leonardo Steiner o tema abordado faz parte dos direitos humanos e destacou a importância do espaço para a liberdade religiosa. “Nesse sentido não se trata apenas de religião, estamos abordando expressões de fé, cantos, rituais, encontros, assembleias, seus símbolos. A fé é livre e a liberdade de religião é respeitar a diferenças. Estamos em um Brasil com cada vez mais dificuldades de respeitar a liberdade, parabenizo e agradeço o vereador Professor Samuel por este espaço que representa desde já o respeito.”

“De uma perspectiva adventista para todos os outros presentes, a liberdade religiosa é um direito de todos, mesmo daqueles que tem pontos de vista contrários. Temos trabalhado dentro desse ponto de vista, através de projetos como o ‘Quebrando Silêncio’, que trás voz aos menos favorecidos, sem nenhuma distinção, obedecendo ao nosso mandamento que é amar ao próximo. Aqui também, parabenizo o vereador por promover este espaço e este tão importante debate”, disse o Pr. Luis Mário de Souza vice-presidente e líder de Liberdade Religiosa da Igreja Adventista para toda a América.

Encerrando a tribuna após a participação de mais de dez vereadores, Samuel finalizou mostrando os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública no último ano. “Em Manaus, no ano de 2021, 31 crimes de intolerância religiosa foram registrados e o primeiro passo para o respeito a qualquer religião é a conscientização, portanto esta Tribuna Popular hoje, mostra que numa sociedade pluralista, como a nossa quando é limitada, conduz ao aumento da violência e dos conflitos e sempre que o nível de liberdade religiosa é elevado, há uma democracia respeitada”, finalizou.

Texto: Paula Christina – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM