Início / Notícias / Lissandro Breval defende estrutura de resposta rápida à famílias em áreas de risco

Vereador propôs da Tribuna da CMM que a Prefeitura de Manaus crie estrutura de pronto socorro às famílias de áreas de risco

O vereador Lissandro Breval (Avante) defendeu, na manhã desta segunda-feira (27/03), a criação de uma estrutura de ação imediata pela Prefeitura Municipal de Manaus que preste auxílio às famílias em áreas de risco nos dias de intensas chuvas na capital amazonense. Segundo o parlamentar, uma frente de trabalho que reúna secretarias, que aja independentemente das medidas que serão tomadas pelos governos estadual e federal, precisa estar a postos para pronto socorro da população até que programas habitacionais sejam implementados na capital com apoio do Governo Federal.

“São muitos anos de gestão atropelada, de falta de política pública de habitação. São muitos anos de invasões. Aí nós percebemos a necessidade de a prefeitura, independentemente das ações dos governos estadual e federal, ter uma estrutura para ação imediata. Não podemos prever as chuvas, mas podemos assegurar uma estrutura dentro da gestão municipal que aja de forma rápida e eficaz a cada novo episódio de chuva em nossa cidade”, propôs o parlamentar.

O vereador reforçou, ainda, a necessidade de melhor estrutura para a Defesa Civil municipal e afirmou que esse grupo independente seria fundamental para minimizar o impacto sofrido por famílias que residem em áreas de risco.

“Conseguimos ir para as ruas, arrecadar alimentos, roupas. Mas é necessário assegurar uma resposta rápida. Não existe fórmula mágica nessa questão, precisamos de gestão habitacional, política pública séria, trabalho nos igarapés, de fiscalização. Enquanto isso, a Prefeitura assegura pronto apoio e auxílio a essas pessoas”, continuou.

Intervenção imediata em igarapés

Em discurso na Tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Lissandro Breval solicitou, via indicação, que a prefeitura execute ações emergenciais nos igarapés que atravessam seis áreas da capital amazonense.

“Comunidade Parque Riachuelo, Tarumã; rua Altamira, São José 2; comunidade José Bonifácio, bairro Colônia Santo Antônio; igarapé do Bindá, comunidade Mundo Novo; e rua Traíra, Jorge Teixeira; e rua Caurés, São José dos Campos. Que essas indicações cheguem à gestão municipal o mais rápido possível”, concluiu.