Início / Notícias / Marcel Alexandre afirma que vai atuar na ressocialização de pessoas em situação de rua

A declaração ocorreu durante a realização da Audiência Pública, na CMM, que discutiu revitalização do Centro de Manaus

Durante audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (28/11), para tratar sobre o projeto de revitalização do Centro de Manaus, o vereador Marcel Alexandre (Avante) destacou que vai mobilizar lideranças de igrejas e de instituições religiosas para atuarem na ressocialização de moradores em situação de risco social na localidade.

A audiência, de propositura do presidente da CMM, vereador Caio André (Podemos), teve o intuito de debater medidas que colaborem para melhorias socioeconômicas e estruturais da área comercial mais tradicional da capital amazonense.

Também participaram da audiência o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Manaus, Ralph Assayag, representantes do Poder Público Municipal e Estadual e das categorias dos trabalhadores do centro.

O vereador Marcel Alexandre é um dos parlamentares que tem atuado nas tratativas e discussões em torno do tema já há alguns meses com as entidades de classe.

“Eu estou envolvido e cheio de compromisso com esse movimento de reforma e de revitalização do Centro. Da minha parte, eu quero lidar com a reintegração do ser humano e do indivíduo, tirando as pessoas das drogas. Eu acredito que isso será importantíssimo e uma contribuição gigantesca desafio, e que a igreja evangélica lida muito bem, assim como a igreja católica ou outros movimentos que lido com o estabelecimento do ser humano, o indivíduo que vem das drogas e de demais vícios”.

Nesta semana, o vereador Marcel deve se reunir com o presidente da CDL Manaus para apresentar as lideranças que vão coordenar essas frentes de trabalho propostas no projeto de revitalização do Centro.

Além desse apoio, o vereador destacou a importância da viabilização de emendas parlamentares para construção de um albergue para que possa abrigar, durante a noite, pessoas em situação de vulnerabilidade social, que dormem nas calçadas de estabelecimentos comerciais

“Estava verificando a proposta com a possibilidade dos 41 parlamentares destinarem R$ 25 mil de suas emendas parlamentares para essa causa de abrigo. Com esse valor nós levantaremos um pouco mais de R$ 1 milhão, e isso é uma importante contribuição que nós podemos dar, e que é possível”.

Em seu discurso, Ralph Assayag reforçou a urgência de ações para evitar a perda do apoio dos lojistas. Ele disse que é necessário agir de maneira colaborativa para concretizar essa revitalização.

“O comércio está sofrendo fechando cada vez mais cedo. Hoje temos cerca de 35 mil pessoas que trabalham no Centro, e temos uma média de 70 a 75 mil pessoas que descem de ônibus na localidade. Temos de ordenar e ajustar o Centro. E já soube hoje que a União já passou para o Governo do Estado o prédio da Receita Federal, que fica no fim da avenida Eduardo Ribeiro, para que possa funcionar como moradia”.

Deliberações –  O presidente da CMM, vereador Caio André, encerrou a audiência pontuando o que foi decidido entre os parlamentares presentes e os representantes do comércio na cidade de Manaus.

Entre esses encaminhamentos estavam, os estabelecimentos de prazos, por parte do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), para a reabertura das Ruas Dr. Moreira e Guilherme Moreira; assim como também para a retirada dos ambulantes das Ruas dos Barés e da Barão de São Domingo de forma humanizada e em parceria com a CDL, CMM e representantes, sindicatos e associações dos ambulantes para levar a um local que já está alinhado e adequado.

Assim como a Construção de um albergue no Centro de Manaus com recursos de emendas impositivas e a convocação de instituições para retirada das pessoas em situação de rua.