Início / Notícias / Medalha Nestor Nascimento, de autoria do vereador Alemão para figuras negras é aprovada na Câmara 

Medalha Nestor Nascimento, de autoria do vereador Alemão para figuras negras é aprovada na Câmara 

O vereador William Alemão (Cidadania) recebeu certificados de Honra ao Mérito, como forma de gratidão pela promulgação da Medalha Nestor Nascimento, ocorrida nesta segunda-feira (14/3), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A honraria será entregue pelo poder legislativo à entidades, associações, instituições, pessoas físicas e jurídicas, profissionais liberais, esportistas e todos os que se destacarem pela relevância dos serviços prestados ou pela atuação em favor das causas relativas ao movimento negro e à população afrodescendente, digna de especial destaque.

O presidente do Instituto Nacional Afro Origem – Inaô-AM, Christian Rocha, agradece e reconhece a promulgação da medalha. “A comunidade negra do estado do Amazonas vive um momento histórico e faz questão de homenagear o vereador William Alemão pela criação da medalha Nestor Nascimento vindo de uma pessoa de pele branca e isso só nos mostra que o mais importante não se trata sobre a cor da pele, e sim, o respeito à causa”.

Entre os presentes, estavam Alcenir Oliveira, do Instituto Inaô Mulher, Leandro Feliciano, do Inaô Religiosidade e Tarciana Tavares do Inaô Ambiental.

A indicação do vereador William Alemão para a instituição da Medalha Nestor Nascimento, tem como objetivo prestar justa homenagem ao senhor Nestor José Soeiro do Nascimento, grande líder da população negra do estado do Amazonas em movimentos sociais.

Nascido de origem humilde, no Bairro Praça 14, Nestor formou-se no Curso de Direito pela Universidade Federal do Amazonas, foi sócio-fundador da Escola de Samba Vitória-Régia, atuou como segurança do Ministro Lira Tavares, no governo Costa e Silva, trabalhou como repórter e jornalista do Jornal “A Notícia”, foi fundador da primeira organização voltada às causas negras do Amazonas, o Movimento Alma Negra – MOAN, fundador da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Praça 14, além de exercer diversos cargos públicos como o de Procurador da Câmara Municipal de Manaus, deixando um legado na luta coletiva no combate ao racismo e qualquer tipo de violência ou discriminação contra negros e negras.

“Esta medalha leva o nome de um grande líder e defensor dos direitos humanos, que dedicou sua vida à luta pela igualdade da população negra e seus direitos igualitários na sociedade”, destaca o vereador Alemão.

Texto e fotos: Alessandra Brasileiro – Assessoria de Comunicação do vereador

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram