Início / Notícias / No Dia do Médico, presidente da Comissão de Saúde da Câmara presta homenagem a classe

O vereador Doutor Daniel Vasconcelos (PSC), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), em seu pronunciamento na Casa Legislativa, prestou homenagem aos Médicos em alusão ao seu Dia, que é celebrado hoje, 18 de outubro.

Segundo o vereador, que também é profissional da saúde, os médicos tem uma luta incansável pela vida. “Quero aproveitar a oportunidade nesta data importante, Dia do Médico, para parabenizar esse trabalho brilhante que fazem pela sociedade, que é a de salvar vidas, se dedicando nesta luta incansável pela saúde”, afirmou o parlamentar.

Dr. Daniel Vasconcelos continuou parabenizando os médicos, dentre eles muitos amigos, e que também tem um filho, que leva o mesmo nome do vereador, que é estudante de medicina. “Como presidente da Comissão de Saúde desta Casa, não posso deixar passar em branco essa data e parabenizar a todos estes profissionais. Quero registrar que tenho um filho, que estuda medicina, e se Deus quiser, futuramente também será um brilhante médico”, disse.

Sobre o Dia do Médico

A origem do Dia do Médico No Brasil é Cristã, pois no dia 18 de outubro é celebrado o Dia de São Lucas, um santo que em vida foi médico, por esse motivo é considerado o protetor dos médicos pela Igreja Católica. Acredita-se, que além de médico, São Lucas foi pintor, historiador e músico.

Mas, o estabelecimento do Dia do Médico no país, é atribuído ao conhecido médico paranaense, Eurico Branco Ribeiro. O médico nasceu em Guarapuava, no ano de 1902, formando-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo em 1927. Foi professor de cirurgia e fundou o Sanatório São Lucas, também no Estado de São Paulo.

Além de médico, Eurico Ribeiro foi escritor, filantropo e devoto assíduo de São Lucas. Assim, surgiu seu interesse pela vida do evangelista, levando-o a pesquisar sobre essa figura Cristã. Toda essa devoção e admiração resultou em alguns livros publicados a respeito da vida do santo.

De acordo com o blog.imedicina.com.br, as principais obras do médico Eurico Branco Ribeiro são: “Médico, Pintor e Santo”, lançado em 1969, uma obra de quatro volumes com mais de 600 páginas. “O Livro que Lucas não Escreveu”, em 1969, e “Lucas, o Médico Escravo”, de 1974.  Eurico é considerado um dos maiores entendedores da vida de São Lucas em todo o mundo.

Texto: Leonardo Dias – Assessoria de Comunicação do vereador

Fotos: Christian Lavareda – Assessoria de comunicação do vereador