Início / Notícias / No Dia Mundial da Voz, Joelson Silva chama atenção para os cuidados com a saúde vocal

No Dia Mundial da Voz, Joelson Silva chama atenção para os cuidados com a saúde vocal

Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de incidência de câncer de laringe, segundo dados da Organização Mundial da Saúde

Parlamentar reforçou importância dos cuidados com a ferramenta humana. (Foto: Mauro Pereira)

Nesta terça-feira (16/04), data que é celebrado o Dia Mundial da Voz, o vereador Joelson Silva (Avante) chama a atenção para a conscientização dos cuidados com a saúde vocal e a importância da voz para a qualidade de vida.

Segundo o vereador, a voz pode demonstrar diversas características individuais, como identificar e reconhecer uma pessoa, emoções e até mesmo a personalidade. Ele reforça a importância de cuidar desta ferramenta humana.

“Nós temos um número expressivo de pessoas que passam por algum tipo de doença que afeta a voz, principalmente os profissionais que usam a voz, tem que ter todo um cuidado, fazer consultas periódicas e estar sempre atento aos sintomas que aparecer”, reforçou Joelson Silva.

Cuidados – O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de incidência de câncer de laringe, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por ano, são diagnosticados de 7 mil a 10 mil casos da doença no país, causada principalmente pelo cigarro e o álcool.

Cuidados como ingerir, diariamente, dois litros de água, alimentação saudável, oito horas de sono, evitar bebidas alcoólicas e o cigarro estão entre as principais formas de prevenção e garantia da saúde da voz. No caso de problemas vocais, é preciso procurar um profissional da fonoaudiologia, especialista em voz, e um médico otorrinolaringologista.

Data alusiva – No Brasil, a primeira grande campanha da voz se deu em virtude das comemorações da Semana Nacional da Voz, conhecida ainda nos longínquos anos de 1999, mas, a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia e ganhando cada vez maior visibilidade.

A data foi oficialmente instituída pela Lei nº 11.704/2008, e tem como objetivo conscientizar e informar a população sobre a importância da saúde da voz, principalmente para aqueles que a utilizam como instrumento de trabalho, como os professores, operadores de telemarketing, atores, cantores, jornalistas, locutores, entre outros.

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram