Início / Notícias / Para promover agricultura e fortalecer o trabalhador rural, João Carlos quer criar o ‘Hortifruti Itinerante’

O vereador João Carlos (Republicanos), protocolou a Indicação que visa beneficiar a população manauara com Hortifrúti Itinerante. O projeto do parlamentar tem como finalidade ressaltar a importância do feirante para a economia manauara. “A ideia do hortifrúti itinerante surgiu dos anseios da população local, que muitas vezes, tem o seu acesso a feiras reduzido devido a distância e a dificuldade de transportes públicos”, lembrou.

“A Propositura objetiva propiciar fomento à horticultura e fortalecimento da agricultura familiar de Manaus, bem como levar qualidade de vida e saúde às pessoas através de alimentos saudáveis, com produtos frescos que serão comercializados em pontos pré-determinados. Os produtos irão direto da produção para a mesa do consumidor”, disse o republicano, lembrando ainda que a indicação tem como finalidade, além de facilitar o acesso à feira, incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis”.

Na propositura, João Carlos pede ainda que para o funcionamento do projeto, é necessário a utilização de dois veículos; um caminhão refrigerado, que irá transportar os produtos das propriedades rurais para a cidade, e o ônibus adaptado para ser um mercado itinerante. “Dentro do ônibus os produtos serão expostos em caixas”, explica João Carlos.

O setor de hortifrúti tem ganhado destaque entre os departamentos dos supermercados e feiras da cidade de Manaus. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) as vendas deste segmento representam cerca de 10% das vendas totais de um supermercado.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador