Início / Notícias / Parlamentares parabenizam Peixoto pela contribuição para Manaus ganhar prêmio ‘Cidade Amiga do 5G’

Durante a sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (16/11), os vereadores Lissandro Breval (Avante), Caio André (PSC), Joelson Silva (Patriotas) e Marcel Alexandre (Avante) parabenizaram o vereador Peixoto (Pros) pelo trabalho dedicado à legislação de implantação da tecnologia 5G na cidade de Manaus.

O PL nº 601/2021, de autoria do líder do Pros na CMM, serviu de base para a Lei do 5G, sancionada, em junho de 2022, pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e que foi reconhecida, na última semana, com a conquista do prêmio “Cidade Amiga do 5G”, que qualifica as capitais que possuem legislações avançadas, que facilitam o licenciamento para instalação de antenas e a ampliação da infraestrutura de telecomunicações.

O vereador Lissandro Breval trouxe o assunto, durante a sessão, relembrando o esforço de Peixoto, que foi o responsável em divulgar a necessidade de uma legislação para que a capital amazonense recebesse a implementação da tecnologia. “Tinha que fazer essa justa homenagem e trazer a informação do papel do vereador Peixoto que trabalhou junto com a prefeitura, inclusive, e se Manaus ganhou essa premiação, tem muito do trabalho do vereador e desta Casa Legislativa. Parabéns vereador!”, disse Breval.

O vereador Caio André, que presidiu a sessão do dia, também aproveitou a oportunidade para homenagear Peixoto. “Todos nós aqui reconhecemos o trabalho desempenhado pelo Vereador Peixoto e a luta incessante que ele travou para trazer e montar a estrutura necessária para que o 5G chegasse à cidade de Manaus. Parabéns vereador, ao reconhecimento desta augusta casa legislativa, ao trabalho desempenhado por vossa excelência”.

Peixoto agradeceu a retribuição dos demais parlamentares e ressaltou que não foi apenas o seu trabalho que foi reconhecido, mas o de todos os parlamentares que foram os responsáveis em aprovar a lei e garantir que Manaus tenha uma legislação moderna, contemporânea, célere, sem nenhum tipo de burocracia.

“Eu tive a iniciativa de apresentar esse PL que foi deliberado, foi conversado junto às operadoras, junto ao Conexis Brasil Digital, que representa empresas de telecomunicações, e com o município de Manaus. O texto voltou como uma mensagem do executivo e esta Casa Legislativa fez a promulgação da Lei do 5G, aqui no município. Então, se hoje Manaus recebe a tecnologia 5G, é graças a este parlamento, que sequer foi lembrado ou citado pela Prefeitura”, afirmou o parlamentar.

A premiação aconteceu em Brasília, no dia 08 de novembro, e foi pela Conexis Brasil Digital. Com a conquista, Manaus subiu mais de 70 posições no ranking das cidades que mais avançaram no fortalecimento da nova tecnologia e atualmente é um dos destaques da região Norte.

Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Emerson Olliver