Início / Notícias / PL de Dr. Daniel que protege abelhas sem ferrão em Manaus, avança na Câmara

PL de Dr. Daniel que protege abelhas sem ferrão em Manaus, avança na Câmara

O PL mostra a importância das abelhas sem ferrão para o equilíbrio do meio ambiente e a valorização dos meliponicultores

Nesta quarta-feira(29/11), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei (PL) n. 196/2022, de autoria do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Podemos), que prevê a proteção de abelhas silvestres nativas (meliponíneos), teve o parecer favorável da 14ª Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia, aprovado em 1ª discussão.

O projeto ressalta a importância das abelhas sem ferrão para o equilíbrio do meio ambiente, cumprindo um papel essencial na polinização de plantas, ajudando no aumento da produtividade agrícola, garantindo uma produção de alimento sustentável, atuando diretamente na conservação da biodiversidade.

De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias da CMM, o projeto é uma forma de diminuir a degradação ambiental e valorizar os meliponicultores.

“As transformações do habitat promovida pelo ser humano tem se tornado uma ameaça para esses insetos. E o nosso PL, além de promover a educação ambiental na capital do Amazonas, localizada na maior floresta tropical do planeta, valoriza os profissionais que atuam nesse ramo, que são os nossos meliponicultores”, apontou Dr. Daniel.

Meliponicultores no Brasil – No Brasil existem aproximadamente 250 espécies de abelhas pertencentes à tribo Meliponini, as chamadas popularmente de “abelhas sem ferrão”. Algumas destas espécies são criadas para a produção de mel, que tem sido cada vez mais valorizado para fins gastronômicos.

Além de que, estudos recentes mostram que devido à polinização, as abelhas são responsáveis por cerca de 75% da produção de alimentos no mundo.

Texto: Leonardo Dias- assessoria do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dircom CMM