Início / Notícias / PL de Ivo Neto prevê alerta sonoro em ônibus para orientar pessoa com deficiência visual

A deficiência gera barreiras, obstáculos e principalmente dificuldades de interação e locomoção no meio em que vivemos e, para o deficiente visual o processo de socialização também é afetado.

Para promover a acessibilidade, o vereador Ivo Neto (Patriota), apresentou o Projeto de Lei 485/2021, que obriga empresas de transporte coletivo urbano a instalar nos veículos dispositivo sonoro que facilite o embarque e o desembarque de pessoas com deficiência visual.

Os dispositivos também alertarão sobre itinerários, numeração da linha, pontos de parada e terminais. A projeto está em tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e aguarda reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Ivo Neto justifica que a proposta visa garantir mais independência a pessoa com deficiência visual, tendo em vista as dificuldades enfrentadas diariamente.

“As dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais no uso do transporte coletivo e na locomoção sinalizam o quanto a cidade precisa progredir no âmbito da inclusão. O dispositivo sonoro alertará o deficiente visual para a proximidade do ponto que deseja desembarcar ou o transporte coletivo que aguarda, sem necessitar de alguém que o auxilie”, explicou o parlamentar.

Texto: Naira Nascimento – Dircom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM