Início / Notícias / PL de Marcio Tavares quer criar Semana da Conscientização do Lixo Eletrônico

PL de Marcio Tavares quer criar Semana da Conscientização do Lixo Eletrônico

O Projeto de Lei (PL) n°568/2021 de autoria do vereador Marcio Tavares (Republicanos), que institui no âmbito do município de Manaus, a Semana de Conscientização sobre o Lixo Eletrônico no município de Manaus, a ser realizada anualmente na terceira semana do mês de outubro, foi deliberado nesta semana no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A proposta visa conscientizar e promover diversas ações sobre o cuidado e a conscientização da população acerca da reutilização, do descarte e da manipulação do lixo eletrônico, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), e demais órgãos da Prefeitura de Manaus.

O lixo eletrônico envolve aparelhos alimentados por eletricidade, sejam os ligados diretamente na tomada ou que usam baterias e pilhas, assim como seus componentes, como periféricos e peças de PC, cartões de memória, fontes de energia, como baterias e pilhas, que chegaram ao fim da vida útil, seja por quebra, defeito ou defasagem, também se encaixam no perfil. Além das possíveis contaminações de solo e água com o descarte incorreto, também há um grande desperdício, porque os materiais podem ser reutilizados em diferentes indústrias, evitando a extração de matérias-primas virgens.

Com avanços em relação aos resíduos oriundos vem crescendo de maneira monumental nos últimos anos, as substâncias tóxicas e químicas liberadas pelo lixo eletrônico, como mercúrio, cádmio, chumbo e alumínio, penetram no solo e nos lençóis freáticos contaminando, plantas e animais por meio da água, podendo chegar na população através da ingestão dos produtos.

“Temos que pensar no amanhã, mas agir hoje para preservar o meio ambiente. O lixo eletrônico é extremamente tóxico para o solo, para água, para os animais e para as plantas. Além de fazer um bem para a natureza, quando fazemos o descarte correto, ainda podemos gerar renda”, afirmou o vereador Marcio Tavares.

Texto: Rick Olliver – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Valter Leandro – Assessoria de Comunicação do vereador