Início / Notícias / PL de Mitoso que garante intérprete de libras em hospitais privados é aprovado na CMM

No Dia Nacional da Libras, iniciativa promove inclusão e acessibilidade na saúde da capital amazonense, segundo o parlamentar

Vereador comemorou aprovação de PL nesta quarta-feira. (Foto: Mauro Pereira)

No Dia Nacional da Libras, o Projeto de Lei nº 407/2023, de autoria do vereador Luis Mitoso (MDB), foi aprovado nesta quarta-feira (24/04) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O PL busca tornar obrigatória a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos estabelecimentos de saúde da rede privada da capital.

Conforme o vereador, a iniciativa visa garantir que pessoas com deficiência auditiva tenham acesso pleno aos serviços de saúde, proporcionando uma comunicação adequada e o entendimento completo de seu tratamento médico.

O vereador Luis Mitoso, autor do projeto, expressou satisfação com a conquista, destacando a importância de promover medidas que assegurem os direitos das pessoas com deficiência.

“A presença de intérpretes de Libras nos hospitais privados não só facilitará a comunicação, mas também promoverá um ambiente mais acolhedor e inclusivo para todos os pacientes”.

Além disso, Mitoso enfatizou o papel fundamental da educação e sensibilização para a inclusão, ressaltando a necessidade de capacitar profissionais de saúde. O projeto seguiu à sanção do Executivo Municipal.