Início / Notícias / PL de William Alemão que institui a Feira Internacional da Pesca Esportiva de Manaus é aprovado

Parlamentar afirma que evento pode transformar Manaus no principal destino dos praticantes da modalidade

Projeto é de autoria do vereador William Alemão. (Foto: Mauro Pereira)

O Projeto de Lei nº 60/2021, que institui a Feira Internacional de Pesca Esportiva de Manaus (FIPEMA), foi votado e aprovado nesta segunda-feira (15/04), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A proposta é do vereador William Alemão (Cidadania) e prevê a realização do evento de forma anual, na segunda quinzena do mês de agosto.

O projeto foi subscrito por outros 19 vereadores. Segundo William Alemão, o projeto tem como objetivo fomentar Manaus como principal destino para os praticantes do esporte no Brasil e no mundo.

“Essa feira já foi realizada uma vez e seria muito bom se ela continuasse acontecendo, pois nós temos todas as ferramentas para transformar Manaus na capital mundial da pesca esportiva. Manaus é a porta de entrada para todos os turistas que vêm para o Amazonas praticar esta modalidade de esporte e turismo que gera bilhões de dólares pelo mundo inteiro”, disse o vereador.

Pesca esportiva – Segundo a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a pesca esportiva movimenta cerca de R$ 500 milhões em receita direta e indireta. Somente em 2023, 30 mil turistas vieram para o Estado, e na temporada anterior, em 2021 e 2022, os pescadores deixaram R$ 120 milhões.

Localizada à margem esquerda do Rio Negro, o sétimo maior rio do mundo em volume d’água do mundo, Manaus é a porta de entrada dos turistas que vêm em busca do maior peixe de espécies como tucunarés, pirapitinga e os imponentes bagres, incluindo piraíba, jaú e pirarara.