Início / Notícias / Presidente da Comissão de Saúde da CMM faz alerta sobre casos de tuberculose

Presidente da Comissão de Saúde da CMM faz alerta sobre casos de tuberculose

Dados da Semsa apontam que no ano de 2023 foram registrados 2.816 casos, e somente nos primeiros três meses deste ano, cerca de 277 novos casos já foram registrados

O vereador Elan Alencar (DC) usou o seu tempo no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nessa segunda-feira (25/03), para alertar a população sobre casos de tuberculose na cidade, que segundo o parlamentar são elevados.

Elan destacou que de acordo com o Núcleo de Controle de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no ano de 2023 foram registrados 2.816 casos, e somente nos primeiros três meses deste ano, cerca de 277 novos casos já foram registrados.

“Infelizmente, Manaus ainda é a capital da tuberculose. Precisamos manter ações voltadas para a prevenção e diagnóstico precoce da doença”, disse o parlamentar.

Segundo Elan Alencar, que é o atual presidente da Comissão de Saúde da CMM, a doença, aparentemente, é simples, mas que pode ser fatal quando não tratada adequadamente.

“Como presidente da comissão, não poderia deixar de fazer esse alerta, pois os povos indígenas e pessoas com HIV/Aids, imigrantes, pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde são os mais vulneráveis a essa doença”, apontou Elan.

“A Semsa realizou diversas ações em alusão deste dia importante; esse é o caminho certo para diminuirmos esses números. É preciso avançar ainda mais para combater essa doença, e isso depende de melhores condições de vida, de uma boa comunicação na sociedade. Vale ressaltar que existem vacinas contra essa doença, a BCG, que logo nos primeiros meses a criança toma.”, disse Elan.

Ações – Na ocasião, o vereador também destacou sua visita no último sábado (23/05) no Programa Manaus Mais Cidadã da Prefeitura de Manaus, que aconteceu no bairro Jorge Teixeira, na zona leste da capital.

Segundo o parlamentar, o programa atendeu mais de 7 mil pessoas com serviços de vacinação, dispensação de medicamentos, várias especialidades médicas, sociais, esportivas, dentre outros.

“Assim como a CMM realiza o Câmara Cidadã, a Prefeitura de Manaus, realiza o Manaus Mais Cidadã, são ações importantes para as pessoas que não podem participar durante a semana porque trabalham, então, o sábado se torna importante para essas pessoas cuidarem da saúde”, finalizou Elan Alencar.

Texto: Vanessa Rocha – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM