Início / Notícias /  Professor Samuel defende prevenção ao uso da internet como estimulo a violência nas escolas

 Professor Samuel defende prevenção ao uso da internet como estimulo a violência nas escolas

O vereador apresentou um PL criando Programa de Educação Midiática nas unidades escolares

O vereador Professor Samuel (PL), usou seu tempo no Grande Expediente desta terça-feira (28/03) para destacar a importância de tomar medidas educacionais para o uso de crianças e adolescentes nas redes sociais, após ataque de um aluno a colegas dentro de uma escola em São Paulo.

“Vivemos em uma nova era onde o mundo digital é uma terra onde as crianças e jovens ficam suscetíveis a inúmeros conteúdos onde podemos destacar que 80% dele não é um conteúdo apropriado, o aluno que cometeu a atrocidade ontem em uma escola em São Paulo anunciou nas redes sociais que ia fazer o que fez e recebe apoio”, destacou Professor Samuel.

Usando um perfil fechado no Twitter, o adolescente de 13 anos que assassinou uma professora e atacou colegas na manhã desta segunda-feira (27/3), na Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo, já havia anunciado que tinha a intenção de cometer o crime desde domingo.

O menino já tinha postado em uma rede social sobre o que pretendia fazer e foi encorajado por vários outros usuários, com perfis parecidos, que curtiam e comentavam os posts. Um deles chegou a se definir como “mentor” e disse estar orgulhoso ao compartilhar a notícia do atentado.

“Ora, sabemos que esse foi um fato ocorrido em São Paulo mas precisamos entender que poderia ter acontecido em qualquer lugar, quero destacar novamente que já existe um projeto em Manaus de minha autoria que busca implementar um programa de educação midiática nas escolas como forma de dar um caminho para nossas crianças e para que elas não usem a internet de forma trágica levando a esse tipo de fatalidade”, enfatizou o parlamentar.

Sobre o Projeto de Lei: Programa de Educação Midiática

 O Programa de Educação Midiática visa a:

I – promover debates, campanhas e ações educativas em instituições de ensino e áreas públicas com grande concentração de pessoas sobre a possibilidade e perigos da internet, redes sociais e outros meios de comunicação;

II – possibilitar a capacitação de pais, responsáveis e professores sobre a temática, de modo a poder melhor orientar os alunos;

III – estabelecer uma rede de acompanhamento e auxílio para pessoas que tenham encontrado problemas e complicações em decorrência do uso da internet e das redes sociais; IV – propiciar o uso responsável da internet e das redes sociais, difundindo o conceito de cidadania digital, a identificação de notícias falsas e o combate a todo tipo de desinformação;

Texto e foto: Paula Christina – Assessoria de Comunicação do parlamentar

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram