Início / Notícias / Projeto de Fransuá quer disponibilizar pulseiras com QR Code para idosos e PcDs

Projeto de Fransuá quer disponibilizar pulseiras com QR Code para idosos e PcDs

MANAUS, 230222 VEREADOR FRANSUA (PV) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO ROBERVALDO ROCHA / CMM

O vereador Fransuá (PV) protocolou na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei nº 049/2022 que institui a disponibilização de pulseiras com QR Code (código de resposta rápida) para a identificação e segurança de idosos, deficientes, pessoas com transtornos do espectro autista ou déficit de atenção e pessoas com patologias mentais, distúrbios hormonais e metabólicos.

O projeto tem por finalidade garantir a integridade física e mental dessas pessoas e auxiliar no resgate e atendimento em casos de emergência. “Infelizmente, elas podem se perder e não saber de onde vieram e onde moram. A pulseira garantirá mais segurança e ajudará os familiares a localizar a pessoa mais rapidamente”, explica o vereador.

A pulseira de identificação será de uso opcional, devendo ser justificada o seu uso e o QR Code deverá conter as informações como: nome, tipagem sanguínea, alergias, telefone para contato, medicamentos utilizados e ficha médica recente.

Na justificativa, o vereador afirma que a proposta apresentada é semelhante a diversos projetos espalhados em outros países como Espanha, Portugal e Japão e já é lei na cidade de Curitiba

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM