Início / Notícias / Projeto de Marcio Tavares que dispõe de ações de controle e prevenção da tuberculose avança na Câmara

Nesta quarta-feira (25/5), entrou em discussão e votação o parecer favorável da 6ª Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (Comsau/CMM), ao Projeto de Lei nº 098/2021, de autoria do vereador Marcio Tavares (Republicanos), que dispõe sobre ações de controle e prevenção da tuberculose na cidade de Manaus.

De acordo com o vereador Marcio Tavares, a proposta visa reduzir a taxa de incidência de tuberculose no Brasil, que de acordo com dados apresentados pelo Ministério da Saúde, é a maior do país, com incidência de 64,8 casos por 100 mil habitantes identificados em 2020.

O que é?

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta, principalmente, os pulmões e órgãos ligados ao sistema respiratório.

Dos 2.863 casos novos de tuberculose registrados em 2020, 2.080 são na capital amazonense (72,70%), e os demais 783 (27,30%), no interior do estado. Ainda em 2020, 154 pessoas morreram de tuberculose no Amazonas (uma taxa de mortalidade de 3,7 óbitos por 100 mil pessoas). De janeiro a fevereiro do ano passado, foram registrados 370 casos no estado, sendo 270 notificações em Manaus.

O PL vai passar, ainda, pela segunda discussão, na forma da lei.

Texto: Rick Olliver – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Valter Leandro