Início / Notícias / Robério Braga entrega à Câmara acervo histórico sobre elaboração da primeira Lei Orgânica de Manaus

MANAUS, 30/03/22 PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS, VEREADOR DAVID REIS (AVANTE) RECEBE O HISTORIADOR ROBERIO BRAGA, FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

O acervo histórico de vídeo e áudio contendo os primeiros debates que auxiliaram na elaboração da Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman), foi entregue a Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quarta-feira (30/3). O documento recebido pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador David Reis (Avante), foi conservado pelo historiador e ex-vereador, Robério Braga. O arquivo que conta a história de todo processo e debates para a construção da Loman ficará disponível no Memorial da Casa.

David Reis, destacou que o acervo é uma grande recordação da história do Poder Legislativo, resgatando os debates e discussões da preparação da Loman. “O Robério nos trouxe hoje um arquivo capaz de resgatar a história do nosso parlamento, nesses documentos, estão contidos os primeiros debates e discussões que ajudaram na elaboração da nossa Lei Orgânica, que nada mais é, que o instrumento que garante que o poder público assuma obrigações a favor da população e que regula a vida pública na cidade. O arquivo é uma garantia do resgate da nossa história e vamos levar ao conhecimento de todos que queiram conhecer o histórico deste parlamento”, afirmou.

Robério Braga, que foi relator geral da Lei orgânica, lembrou que durante a elaboração da Loman nos anos de 1989 e 1990, a sociedade civil e parlamentares de todos os âmbitos legislativos participaram de uma ampla discussão para construção do projeto.

“Foram muitos os debates e discussão para então existir a Lei Orgânica do Município de Manaus, e como relator tive a oportunidade de guardar as cópias no meu arquivo pessoal e agora vim trazer ao presidente para que ele possa, com o trabalho que estar fazendo com a Escola do Legislativo, junto ao memorial da Câmara ter uma prova documental viva de toda a realidade da cidade de Manaus daquela época, da opinião política de todos os vereadores que contribuíram intensamente para elaboração do documento naquele período”, finaliza.

Durante a entrega do arquivo, estavam presentes os vereadores Diego Afonso (União), Raulzinho (PSDB), Glória Carrate (PL), e Wallace Oliveira (PROS).

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM