Início / Notícias / Rodrigo Guedes realiza mutirão de limpeza e 600 sacos de lixo são recolhidos da Orla do São Raimundo

A ação contou com mais de 200 voluntários e apoio de instituições que ajudaram a reduzir os danos ambientais no local

O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) participou, neste sábado (21/10), de uma ação ambiental para retirada de lixo acumulado na Orla do São Raimundo, na zona oeste da capital. De acordo com o vereador, cerca de 600 sacos de lixo foram coletados no local. A ação contou com a colaboração de centenas de voluntários.

A Orla do São Raimundo apresenta alto índice de poluição e acúmulo de lixo, evidenciado pela descida das águas do rio Negro, gerando prejuízos ao meio ambiente.

Como forma de combater os danos ambientais no local, o vereador Rodrigo Guedes fortaleceu a ação, reunindo mais de 200 voluntários para limpar as margens da Orla. Em quatro horas de ação foram recolhidos, aproximadamente, 600 sacos de resíduos que estavam acumulados no local. De acordo com o parlamentar, o objetivo é diminuir o índice de poluição antes da subida das águas.

“Realizamos uma grande ação e quem ganha é o meio ambiente. Infelizmente, o poder público municipal deixou a Orla do São Raimundo cair no esquecimento e, com a seca, vários resíduos ficaram acumulados prejudicando o meio ambiente. Conseguimos tirar mais de 600 sacos de lixo do local, mas ainda assim é necessário que a Prefeitura de Manaus realize uma ação de limpeza na Orla do São Raimundo com urgência, vamos continuar cobrando ações ambientais já!”, declarou Guedes.

A ação contou com a participação das instituições como o Projeto Iguatu, Grupo Queiroz, Igarapés Limpos, Fórum Ambiental Sustentável, Reciclo Manaós, Águas de Manaus e Drivethru Ambiental.

Segundo Helena Dantas, representante de uma das instituições, a ação foi extremamente necessária para reduzir os problemas ambientais presentes naquela área.

“Necessária, a primeira palavra que posso dizer sobre a ação. Sabemos da enorme dificuldade que vivemos atualmente em relação aos inúmeros problemas ambientais na nossa cidade, que em tese, era para ser pioneira na proteção ao ecossistema, infelizmente é umas das cidades do Brasil mais carentes nesse meio. Essa ação é simbólica, pois mostra o caminho certo a seguir, a educação ambiental, que mitiga a poluição e acúmulo excessivo de resíduos em locais inadequados”, comentou.

Texto: Beatriz Araújo – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Kelvin Dinelli