Início / Notícias / Terapia Online, ofertada através do gabinete de William Alemão, atendeu quase 1,7 mil pessoas

Ofertado através do gabinete do vereador William Alemão (Cidadania), o serviço de Terapia Online atendeu, entre 2021 e março de 2022, 1.694 pessoas que buscaram ajuda psicológica. A ação, que se consolidou durante a pandemia em Manaus, oferece acolhimento, orientação, solidariedade e encaminhamento para tratamento específico com neurologistas, psiquiatras entre outros, visando minimizar os riscos de desequilíbrio da saúde mental.

“A pandemia trouxe à tona diversos transtornos que não ficavam visíveis com a correria da vida cotidiana, porém, com o isolamento social, muitas pessoas desenvolveram fobias e não tinham respostas para tantas mudanças repentinas na rotina”, destaca o William.

A responsável pelo serviço, a terapeuta integrativa, Cleópatra Vilapouca, informa que o principal atendimento está relacionado a sintomas de ansiedade, que registrou 767 consultas. Em seguida, estão os atendimentos de casos de depressão (270), tentativa de suicídio (251), síndrome do pânico (94), abstinência de medicamentos e dependência de drogas e álcool (94), fobia social (90), hipocondria (36) e transtornos diversos (90).

William ressalta que devido a pandemia causada pela covid-19, pessoas precisaram ressignificar suas vidas, como foi o caso de T. O. B, uma das pessoas atendidas pela ação. Ela estava cursando o último ano da faculdade, realizando estágio e foi obrigada a estudar de forma online, quando foi afetada financeiramente. Além disso, devido ao confinamento acabou desenvolvendo problemas de saúde e transtornos psicológicos. “Durante a pandemia desenvolvi medo de sair de casa, e com problemas de imunidade baixa ficava assustada com um novo vírus assolando a população mundial. A situação foi se agravando, dores físicas foram surgindo, quando tomei coragem para procurar ajuda profissional, após tomar conhecimento do serviço nas redes sociais”, completou.

Após meses de tratamento, T. O. B, comemora os benefícios. “Hoje eu afirmo: terapia é vida! Não tratamos apenas o motivo que me fez procurar ajuda, outros pontos vão surgindo e, aos poucos vou me equilibrando e tentando resolver meus problemas do cotidiano. Hoje, após as sessões de terapia, já consegui terminar a faculdade, já pego ônibus e consigo ter contato com outras pessoas. Minha gratidão ao vereador William Alemão por ter essa consciência sobre a importância da saúde mental” agradece.

O serviço é oferecido de forma gratuita, por meio da rede social WhatsApp (92 98532-4031), divulgado nas mídias do parlamentar e durante as visitas em comunidades realizadas pela equipe de assessoria do vereador.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador