Início / Notícias / Thaysa Lippy indica criação de programa de orientação para as pessoas idosas nas academias ao ar livre

A realização de atividades físicas entre as pessoas idosas é essencial para o envelhecimento saudável. Pensando nisso, a vereadora Thaysa Lippy (PP) apresentou, nesta semana, uma indicação ao Poder Executivo para que seja criado um programa permanente de atividades físicas para a pessoa idosa a ser desenvolvido nas praças públicas que contam com aparelhos de ginástica, no município de Manaus.

Na indicação, a vereadora justifica que as academias ao ar livre visam melhorias das condições físicas, da qualidade de vida, da saúde e que proporcionam momentos de lazer aos seus frequentadores. Esses equipamentos que estão instalados nas academias não têm peso e são usados apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento e se tratando da terceira idade é necessário uma orientação e até um acompanhamento.

Os programas permanentes são essenciais porque criam uma identidade da pessoa idosa com a atividade física. “Quando se trata da terceira idade o sistema das academias se torna ainda mais importante, porque as doenças que mais acometem os idosos são as ligadas ao sobrepeso e sedentarismo- como as cardíacas e o diabetes – e algumas degenerativas”, cita a vereadora na justificativa. Segundo ela, a atividade física estimula a memória e coordenação motora dos idosos e, quando aliada ao convívio social com demais colegas, pode levar a uma melhora ou estabilização de certas doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson.

Texto: Assessoria de Comunicação da vereadora

Foto: Diego Mesquita – Dircom/CMM