Início / Notícias / Tribuna Popular da 4ª Câmara Cidadã debate ações de limpeza pública, saneamento e saúde para a zona centro-oeste

Demandas de comunitários viraram indicações e requerimentos a serem encaminhados aos órgãos competentes

Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), líderes comunitários e representantes da sociedade civil participaram, nesta quarta-feira (17/04), da Tribuna Popular com lideranças comunitárias da zona centro-oeste da capital, no plenário Adriano Jorge. A tribuna faz parte da programação da 4ª edição da Câmara Cidadã, que ocorreu nos dias 11 e 12 de abril, no Sambódromo; e precisou ser reagendada por conta da chuva que atingiu Manaus na última sexta-feira.

Assuntos como limpeza pública nos bairros, falta de saneamento básico e escassez de insumos médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram alguns dos temas tratados durante o debate.

A exemplo das três edições anteriores, nas zonas leste, sul e norte, as reivindicações são encaminhadas aos órgãos competentes em forma de indicações e requerimentos, para a execução das melhorias solicitadas.

Quatro comunitários representaram a zona centro-oeste durante os pronunciamentos. Um deles foi o representante do Conselho de Cidadãos do Dom Pedro, Osnir Oliveira Gusmão, que mora na região há mais de 50 anos. Osnir expôs aos vereadores as principais necessidades na área de saneamento básico.

“Os nossos esgotos estão saturados. O nosso tratamento de água foi invadido e fizeram um remendo para um conjunto paralelo ao bairro Dom Pedro. Depois de décadas, a concessionária começou a rasgar nossas ruas para interligar essa rede de esgoto que já está saturada. São mais de 10 anos assim”, comentou o representante.

Para a comunitária Ydsa Carvalho, que integra o conselho de segurança comunitária do bairro Planalto, o bairro precisa de melhorias em várias áreas, especialmente da limpeza pública.

“Eu estive aqui para manifestar a minha insatisfação pela administração municipal, em relação aos órgãos que deveriam atender a comunidade do Planalto. Tenho inúmeras demandas que não são atendidas. Falta de infraestrutura, saneamento e principalmente limpeza pública, essa é inexistente”, pontuou Ydsa.

A idealizadora do projeto “Ciclo Solidário”, Cristiana Marinho, que atende mulheres de baixa renda, participou da tribuna popular para cobrar melhorias na saúde feminina da capital.

“A tribuna popular me concedeu um espaço para trazer as demandas de várias mulheres sobre a saúde pública do município, que está um caos. Venho fazer um pedido para criação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) feminina em cada zona da cidade”, solicitou Cristiana.

Encaminhamentos – Ao final da Tribuna Popular, a Mesa Diretora solicitou da Diretoria Legislativa o registro das demandas apresentadas pelos moradores.

“Essa tribuna popular foi muito importante. Ouvimos vários representantes da zona centro-oeste e tomamos nota das reivindicações e demandas, que serão enviadas aos órgãos competentes para que tomem as providências cabíveis”, disse a vereadora Yomara Lins, que presidiu o debate.

Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM