Início / Notícias / UBS Mauazinho recebe obras de revitalização após indicação do vereador Marcio Tavares

Na manhã desta terça-feira (17/5), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Mauazinho, localizada na avenida Rio Negro, zona Leste de Manaus, foi entregue à população após passar por obras de revitalização. A reforma foi solicitada pelo vereador Marcio Tavares (Republicanos), ao Executivo Municipal, através de indicação para recuperação do local.

Gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a unidade passou por obras de revitalização para melhorar a qualidade do serviço de Atenção Primária oferecido à população da zona Leste, o que inclui consultas médicas e de enfermagem, dispensação de medicamentos da farmácia básica, coleta para exames laboratoriais e de preventivo, entre outros

“A antiga unidade apresentava rachaduras extensas na parede e no teto, além de infiltrações e outras inadequações, que exigiram a suspensão imediata do atendimento ao público. Hoje, encontramos uma estrutura totalmente diferente, moderna e preparada para atender ao público”, disse o vereador Marcio Tavares.

Para realizar a revitalização, foi investido R$ 1,3 milhão em obras e equipamentos. A UBS, de porte 2, volta a funcionar normalmente a partir dessa quarta-feira (18/5), das 7h às 17h, para atender os moradores do bairro Mauazinho e da comunidade Parque Mauá, com uma população estimada de aproximadamente 18 mil pessoas.

Serviços

A unidade contará com pediatra, clínico geral, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliar e técnico de patologia, auxiliar de saúde bucal, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), assistente social, entre outros trabalhadores da saúde.

O titular da Semsa, Djalma Coelho, salientou que a unidade também volta a ofertar os serviços de vacinação, curativos, retirada de pontos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

A UBS deve realizar quase 1,5 mil atendimentos todos os meses, conforme estimativa da Semsa.

Reforma

A cobertura da área construída, de 424.53 metros quadrados, assim como a estrutura metálica, foi completamente substituída por telhas termoacústicas de Poliuretano (PUR). Todos os ambientes, internos e externos, tiveram os pisos e paredes reformados e pintados. Os banheiros ganharam instalação de novas louças e revestimento cerâmico.

A UBS também recebeu uma estação de tratamento de esgoto, novos condicionadores de ar, em uma rede elétrica revitalizada. Todas as portas foram readequadas para atender aos padrões de acessibilidade.

Texto: Rick Olliver – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Valter Leandro – Assessoria de Comunicação do vereador