Início / Notícias / Vereador Dione Carvalho denuncia ocupação irregular em prédio abandonado na avenida Djalma Batista

Parlamentar afirmou que encaminhará requerimento à Suhab para avaliar condições do local

Parlamentar cobrou providências do Governo do Estado. (Foto: Divulgação)

Durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (08/05), o vereador Dione Carvalho (Agir) apresentou denúncia da ocupação irregular de um prédio abandonado de cinco andares na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus. O prédio, segundo o parlamentar, foi sede do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) e hoje é ocupado por usuários de drogas.

De acordo com Dione Carvalho, o espaço tem servido de moradia para este grupo e rota de fuga. O parlamentar conta que pedestres têm relatado assaltos na área e mencionou, ainda, crimes ocorridos dentro do prédio, como o de um corpo não identificado encontrado na área externa do edifício, em 2017. Além disso, um incêndio também foi registrado no local no mesmo ano.

O vereador, que é presidente da Comissão de Habitação da Câmara Municipal, cobrou medidas do Governo do Estado para que sejam tomadas providências cabíveis em relação ao caso.

“O fato é que prédios abandonados não cumprem sua função social, uma vez que o abandono resulta em problemas de ordem ecológica, estética, sanitária e de segurança. Um imóvel em estado de abandono serve de abrigo para marginais das mais variadas espécies, é usado como local para consumo de drogas e contribui para a disseminação de doenças, sem mencionar o acúmulo de sujeira e a poluição visual”, explicou o parlamentar.

O vereador acrescenta que encaminhará um requerimento à Superintendência de Estado Habitação (Suhab) para verificar as condições do prédio, bem como a restauração de outros imóveis na capital e a transformação deles em centros comunitários.