Início / Notícias / Vereador Dione Carvalho faz apelo por cirurgia para bebê com síndrome de Down e cardiopatia

Parlamentar afirmou que vai encaminhar requerimento à Secretaria de Estado de Saúde

Caso de criança foi trazido pelo vereador no Grande Expediente. (Foto: Mauro Pereira)

Durante seu discurso na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na terça-feira (16/04), o vereador Dione Carvalho (Agir) fez um apelo para realização de cirurgia em uma criança de um ano, diagnosticada com Síndrome de Down e cardiopatia congênita.

O procedimento seria destinado para a pequena Cecília Smagge Costa Bulcão. Durante Sessão Plenária, o vereador fez o apelo à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para viabilizar a cirurgia de Correção de Comunicação Interatrial (CIA), que tem causado deficiência no crescimento e ganho de peso da mesma.

O vereador afirmou que encaminhará um requerimento à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES) para viabilizar a cirurgia e, se necessário, acionará o Ministério Público do Estado (MPE-AM).

“Não estou pedindo para furar fila; ao contrário, devemos respeitar a classificação de risco, conforme estabelece a Lei 80/80”, enfatizou o vereador.

Cirurgia – De acordo com o vereador, a mãe da criança relata que aguarda a cirurgia desde o ano passado, no entanto, segundo Dione, a direção do Hospital Universitário Francisca Mendes alega que as máquinas estão em manutenção ou que não há material para realizar o procedimento.

Em seu discurso na tribuna, Dione Carvalho pediu apoio à primeira-dama do estado e também ao governador Wilson Lima. O vereador afirmou, em seu discurso, que todos os requerimentos enviados ao gabinete do governador solicitando cirurgias para crianças cardiopatas são sempre respondidos positivamente.

O vereador também destacou que o tempo é crucial para a sobrevivência das crianças cardiopatas, visto que a cirurgia é de extrema urgência.