Início / Notícias / Vereador Dr. Daniel Vasconcelos realiza reunião solene em homenagem à Semana da Enfermagem

De propositura do vereador Dr.Daniel Vasconcelos (PSC), foi realizada nesta última quinta-feira (26/5), uma reunião solene em tributo à Semana da Enfermagem. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Manaus (CMM), localizada na rua Padre Agostinho Caballero Martin, n 850, bairro São Raimundo.

Com o intuito de homenagear os profissionais da saúde pelo serviço de excelência prestado no município de Manaus, durante a reunião foram entregues mais de 200 certificados para os trabalhadores da enfermagem presentes.

“Não é apenas uma singela homenagem, mas é um reconhecimento pela a luta que os profissionais desta área vem enfrentando desde sempre. É impagável o que estes trabalhadores fizeram durante a pandemia da covid-19, por isso, nada mais justo do que este reconhecimento pelos trabalhos majestosos que fizeram e fazem por nós”, destacou Daniel que é um grande aliado da luta pela saúde.

O parlamentar ainda frisou a sua ida para Brasília ano passado com os vereadores Rosivaldo Cordovil (PSDB) e Fransuá Matos (PV) para articular apoio com os deputados e senadores ao projeto de Lei 2564/202, que fixa o piso salarial dos profissionais de enfermagem.

Parte da composição da mesa, o secretário municipal de saúde, Djalma Coelho, salientou a importância do profissional no âmbito de saúde. “O papel da enfermagem nas linhas de cuidado e no Sistema Único de Saúde (SUS) perfaz tanto a parte assistencial, quanto a parte da gestão em qualquer nível hierárquico, então, quero parabenizá-los por isso e dizer que sou muito grato por ter trabalho com tantos trabalhadores da área”, realçou.

Homenageados

De acordo com Sonja Farias, diretora do departamento de atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), a homenagem que o parlamentar propositou foi para reconhecer o árduo trabalho destes profissionais e dar visibilidade a classe. “É um reconhecimento por todo trabalho que desenvolvemos dentro da saúde, então, trazer aqui esta solenidade é dar visibilidade a função do enfermeiro”, disse a diretora.

Assim com Sonja destaca, Xaiane Regina, enfermeira da Maternidade Alvorada, disse que a reunião não apenas serve para homenagem, mas também uma forma de dar evidência as causas da enfermagem. “É uma forma de chegarmos na mídia, especialmente aos outros parlamentares, até o presidente conhecer nosso trabalho e lutas”, disse.

A diretora presidente da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, Nayara Maksoud, destacou os três ‘R’ dentro da enfermagem. “Reencontro, onde este momento é presencial depois de dois anos; o da Resiliência, pois a profissão é caracterizada por esta palavra e o Reconhecimento, que simboliza a semana da área e a solenidade realizada de propositura do vereador Dr. Daniel Vasconcelos”, finalizou.

Semana da Enfermagem

A semana da Enfermagem, a ser celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri.

O Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro comemora-se em 12 de maio e essa data foi escolhida em homenagem à Florence Nightingale, que nasceu em 12 de mio de 1820 e é considerada a mãe da enfermagem moderna.

Já no dia 20 de maio é a vez da comemoração dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. No Brasil, essa data homenageia Ana Néri, pioneira da enfermagem no país, ela foi a primeira enfermeira brasileira que se alistou voluntariamente em combates militares.

Projeto de Lei 2564/2020

De acordo com a Agência Câmara de Notícias, o Projeto de Lei 2564/20, do Senado, institui piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. O texto altera a Lei 7.498/86, que trata do exercício da enfermagem.

O valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago em nível nacional de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador