Início / Notícias / Vereador Peixoto discute com Implurb projeto sobre Lei de Inspeção Predial

Vereador Peixoto discute com Implurb projeto sobre Lei de Inspeção Predial

O vereador Peixoto (Agir36) esteve reunido com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Carlos Valente, para tratar sobre a temática da segurança e manutenção das edificações na cidade de Manaus. O encontro foi realizado na última sexta-feira (04/3), na sede do órgão localizado na Avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste da cidade.

Peixoto que é vice-presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas da Câmara Municipal de Manaus (Comsop/CMM) e engenheiro de formação, promoveu o encontro no Implurb para debater com o órgão e os representantes do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias do Amazonas (Ibape-AM), os engenheiros Civis Frank Alberto Araújo (presidente) e Mesaque Oliveira (diretor de Relações Institucionais), o Projeto de Lei de Inspeção Predial.

“Trata-se de uma importante demanda que visa a segurança da sociedade e das edificações de nossa cidade”, disse o parlamentar ao citar que não é de hoje que “a falta de manutenção preventiva e adequação à atualização das normas técnicas são potencializadores de acidentes, como o que ocorreu no Condomínio Verona, situado no bairro Lago Azul, na zona Norte, que por um uso inadequado da mangueira de gás, provocou uma explosão e consequentemente a morte de uma pessoa”, lembrou Peixoto.

O vereador destacou ainda que Carlos Valente foi sensível ao tema dando extrema atenção ao assunto. “Quero destacar aqui, a acolhida e cortesia com que eu e meus convidados fomos tratados. Saímos da reunião muito otimistas e tenho certeza que o diálogo avançará e em breve trarei mais novidades”, afirmou Peixoto.

Explosão no Residencial Verona

A explosão que deixou um morador morto e outros seis feridos no condomínio Residencial Verona, na zona Norte de Manaus, completou um ano no último dia 24 de fevereiro.

De acordo com o laudo pericial do Instituto de Criminalística do Amazonas o vazamento de gás na conexão de uma mangueira inadequada com o fogão foi o que causou a explosão e, por consequência, o incêndio no apartamento. Depois do acidente, o bloco residencial foi completamente demolido.

“Não podemos ficar inertes a este e outros casos. Temos que agir de forma preventiva e evitar novas tragédias, por isso a importância de ter uma legislação como a proposta no Projeto de Lei (PL) de Inspeção Predial”, reiterou Peixoto.

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador

Fotos: Hércules Andrade