Início / Notícias / Vereador Professor Samuel pede celeridade em PL que regulamenta comércio de sucatas

O vereador Professor Samuel (PL), utilizou a tribuna no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (09/5), para pedir a celeridade no projeto de lei que dispõe sobre a proibição da comercialização de tampas de poços de visitas, hidrômetros e fios de cobre, entre outros assemelhados, com o objetivo coibir o furto dos mesmos no âmbito da cidade de Manaus.

A intenção da propositura segundo o parlamentar é a de barrar o ciclo transgressor no receptador, diminuindo os furtos, cuja retirada indevida causa danos a milhares de pessoas. “Buscamos alguns dados e três semáforos são danificados em Manaus por dia, em média. Os danos envolvem roubo de fiação elétrica e aparelhos como acionadores para pedestres. No caso da fiação, os ladrões vendem o cobre, matéria-prima dos cabos. Os dados do IMMU ainda mostram que entre janeiro e março deste ano, 315 metros de fios foram furtados, deixando semáforos sem energia e o tráfego de veículos nos locais tumultuado”, ressaltou.

Durante seu pronunciamento o vereador destacou dois casos recentes dentro da temática do PL. “Um homem, ainda não identificado, sofreu choque elétrico e despencou de mais de dois metros de altura após tentar furtar cabos de energia na subestação V8, nas proximidades da bola do Coroado. Neste vídeo, (moto caída em um bueiro sem tampa), podemos ver o risco diário que os cidadãos manauaras correm ao trafegar em nossas vias. As tampas dos bueiros são feitas de um ferro reforçado e são muito valiosas no comércio ilegal, as peças são derretidas para a fabricação de outros produtos, que são vendidos, principalmente, para ferros-velhos, assim como os fios de cobre”.

O projeto em questão está parado desde novembro de 2021 na Câmara Municipal de Manaus e bueiros abertos seguem expostos nas ruas de Manaus, assim como furtos constantes de fios, de cabos de telefonia e energia elétrica, hastes de cobre e alumínio, hidrômetros, abrigos protetores de hidrômetros, grades de ferro para proteção de bocas de lobo, baterias estacionárias de rede de telefonia e inclusive artes de metais oriundos de cemitérios.

Diante desse aspecto, o vereador Professor Samuel pediu celeridade para uma fiscalização mais dura por parte dos órgãos competentes.

Texto: Paula Christina – Assessoria de comunicação do vereador

Foto: Assessoria de comunicação do vereador