Início / Notícias / Vereador Rodrigo Guedes denuncia abandono de tubos de drenagem em Manaus

Vereador Rodrigo Guedes denuncia abandono de tubos de drenagem em Manaus

Segundo parlamentar, os tubos estão em uma propriedade do Executivo Municipal no Parque Dez

Durante a agenda de fiscalização em Manaus nessa quinta-feira (18/04), o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) descobriu vários tubos de drenagem de águas pluviais abandonados na Rua Stênio Neves, bairro Parque Dez de Novembro, em uma propriedade, que segundo o parlamentar, pertence à Prefeitura de Manaus. No local há, aproximadamente, 60 tubos.

Os tubos são usados para drenagem urbana de água pluvial, ou seja, água da chuva, o processo de controle e gerenciamento das águas da chuva tem como principal objetivo, minimizar os problemas que o excesso de água pode causar, como os deslizamentos de encostas, enchentes e alagações.

Guedes explicou que os tubos de drenagem deveriam estar sendo usados para controlar os danos causados pelas fortes chuvas em Manaus.

“Os tubos que estão nesse cemitério, poderiam estar auxiliando a nossa cidade, que a cada chuva mais forte fica debaixo d’água. Não podemos aceitar que a Prefeitura de Manaus possui equipamentos e estrutura para solucionar os problemas da cidade e mesmo assim não faz, pessoas perdem suas casas e sofrem acidentes toda vez que chove mais forte em Manaus, isso é inaceitável”, cobrou.

O abandono dos tubos também está poluindo uma área verde, de mata nativa no local, devido ao seu longo processo de decomposição.

Guedes irá apresentar denúncia à Prefeitura de Manaus, Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), para que os tubos sejam utilizados nos serviços de drenagem em Manaus.

Texto: Beatriz Araújo – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Kelvin Dinelli