Início / Notícias / Vereador Rodrigo Guedes promove Tribuna Popular em defesa da preservação do igarapé Água Branca

O igarapé Água Branca fica no Tarumã, e segundo Guedes, é o último igarapé de água limpa preservado dentro da cidade de Manaus

O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) realizou uma Tribuna Popular na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para tratar sobre os danos ambientais e poluição do igarapé Água Branca, localizado no bairro Tarumã, zona oeste da capital. A Tribuna reuniu vários defensores da causa e ocorreu nessa quarta-feira, (21/02), no plenário da Casa Legislativa.

O igarapé Água Branca, localizado no Tarumã, segundo Guedes, é o último igarapé de água limpa preservado dentro da cidade de Manaus, no entanto, o pequeno rio está sendo ameaçado por uma obra licenciada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) que está despejando toneladas de barro e uma rede clandestina de esgoto no igarapé, o que está matando a sua nascente.

O vereador denunciou a situação e realizou uma Tribuna Popular para cobrar providências da Prefeitura de Manaus e dos demais poderes públicos. Guedes afirmou também que a empresa responsável por poluir uma das nascentes deve ser responsabilizada por reparar os danos no local.

“Não vamos permitir que o Igarapé Água Branca seja poluído como tantos outros em Manaus. Precisamos impedir que ações que destroem o meio ambiente continuem, a empresa responsável por poluir uma das nascentes do Água Branca precisa repor os danos, já acionamos a Semmas. Também conto com o apoio dos vereadores aliados ao prefeito para que a secretaria realize a punição adequada”, disse Rodrigo.

Na ocasião, o gerente de recursos hídricos do IPAAM, Daniel Nava, anunciou que o órgão fará um estudo para a criação da unidade de conservação do Parque Municipal Água Branca.

A solenidade reuniu o presidente da ONG Mata Viva, Jó Fernandes, presidente do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã Açu, Jadson Maciel, o gerente de recursos hídricos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, o IPAAM, Daniel Nava e o representante do Movimento Jovem Encontro das Águas, Matheus Amazônia, além de representantes de outros movimentos socioambientais de Manaus.

Texto: Beatriz Araújo – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Kelvin Dinelli