Início / Notícias / Vereador William Alemão cobra explicações sobre atraso na reforma da feira do Santo Antônio

Obras de recuperação do espaço atingido por um incêndio estão paradas pelo Executivo Municipal

Parlamentar pediu esclarecimentos durante Sessão Plenária na CMM. (Foto: Mauro Pereira)

Cinco meses após o incêndio que destruiu totalmente 12 boxes, dos 19 atingidos pelo fogo, a feira do bairro Santo Antônio, na zona centro-oeste de Manaus, ainda não recebeu a reforma por parte da Prefeitura de Manaus. A recuperação do espaço foi cobrada pelo vereador William Alemão (Cidadania), na terça-feira (07/05), durante um aparte ao discurso do vereador Caio André (União Brasil) sobre o descaso com as pessoas que trabalham no local.

“Antes do incêndio estive nesta tribuna, ainda em 2021, após uma grande chuva que alagou parte da feira. Lá constatei com alguns feirantes que a fiação estava comprometida, o que contribuiu com o incêndio de dezembro do ano passado”, opinou o vereador.

Na ocasião, o vereador relembrou a reunião feita com o então titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Júnior, que destacou a importância estratégica da feira do Santo Antônio para a área e a necessidade de uma reforma no espaço.

“O secretário da época deixou de ser o secretário de Feiras, assumiu a secretaria de Infraestrutura, e a feira está aí até hoje, depois do incêndio. Mais uma promessa que não é cumprida”, destacou Alemão, chamando a atenção para o fato de que, quando ocorreu o incêndio na madrugada de 4 dezembro de 2023, o prefeito David Almeida (Avante) anunciou a antecipação das obras de reforma do espaço.

Conforme Alemão, vários requerimentos e indicações foram enviados às secretarias municipais de Manaus e nenhuma providência foi adotada para melhorar a estrutura.

“Vamos esperar o quê? Era dinheiro? Mas e os demais empréstimos feitos pela prefeitura? E a parceria com o Governo do Estado? Estava previsto que o governo ajudaria diretamente na reforma de mais de 30 feiras, e o que foi feito?”, indagou.

O vereador ressaltou a localização estratégica da feira e lamentou o fato de que em cinco meses as obras não avançaram para recuperar o espaço, prejudicando consumidores e feirantes.

Solicitações – De acordo com o parlamentar, um total de cinco solicitações, entre requerimentos e indicações foram feitas às secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Semacc, e de Limpeza Urbana (Semulsp), voltadas para melhorias na feira do Santo Antônio.

Os destaques são a Indicação nº 630/2021, direcionada ao Executivo municipal, solicitando a reforma da feira e a sua transformação em um shopping popular, ou em um mini shopping ou em uma galeria. Já a Indicação nº 721/2021, voltada à Semacc, solicita a modernização do local com o intuito de transformá-lo no “Espaço Feira Shopping Santo Antônio”.

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM