Rodinei Ramos, eleito vereador de Manaus pelo partido Avante nas eleições de 2023, tem uma trajetória marcada por determinação e compromisso com a comunidade. Sua história de luta e dedicação à comunidade o coloca como uma figura de destaque na política local.
Nascido em 1977 no município de Prainha, no Pará, Rodinei viveu sua infância e juventude ao lado dos pais, Dona Maria Luiza e Seu Timico. Aos 14 anos, mudou-se para Santarém, onde começou um curso de marceneiro e carpinteiro pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que lhe permitiu trabalhar na marcenaria do tio. Aos 16 anos, foi selecionado para jogar no time de base do Tapajós e começou a trabalhar como cobrador de ônibus graças a uma parceria do time com a Empresa Viação Borges.
Buscando melhores oportunidades, aos 18 anos, Rodinei se mudou para Manaus. Seu primeiro emprego na cidade foi como montador de móveis. Em seguida, tornou-se mototaxista e começou a lutar pelos direitos da categoria.
Como presidente da Associação dos Mototaxistas do Amazonas, liderou uma batalha pela legalização da profissão, chegando a levar 200 colegas a Brasília para serem recebidos pelo presidente em exercício. Atualmente, é presidente do Sindicato dos Mototaxistas e teve forte influência na regulamentação da categoria em 2023.
Em suas últimas campanhas, Rodinei se destacou nas eleições de 2020, obtendo 4.128 votos, e em 2022, consolidou seu apoio com 9.711 votos, a maioria em Manaus. Aliado do prefeito David Almeida, ele é reconhecido por sua influência política e empresarial, especialmente no setor agrícola.
Com uma plataforma focada no desenvolvimento econômico-social e na mobilidade urbana, Rodinei Ramos traz a sua trajetória inspiradora para a Câmara Municipal de Manaus.
Acessibilidade