Início / Notícias / “A educação é a melhor arma para prevenção”, diz Professor Samuel durante homenagem aos 20 anos do Proerd

O vereador Professor Samuel (PL) promoveu, ao lado do vereador Capitão Carpê (Republicanos), sessão solene em homenagem aos 20 anos do Programa Educacional de Prevenção às Drogas (Proerd), realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta quinta-feira (30/6).

Para parlamentar a educação sempre será uma grande aliada na prevenção às drogas. Ele parabenizou o trabalho realizado por todos os instrutores e apoiadores do Proerd, reafirmando ainda mais seu apoio. “Hoje comemoramos 20 anos de missão e caminhada deste projeto importantíssimos para nossa sociedade, no qual tenho enviado anualmente emendas parlamentares e reafirmo este compromisso, pois a educação sempre será o agente transformador mais importante”, disse Samuel.

O Programa foi implantado no ano de 1992, inicialmente, no Estado do Rio de Janeiro, com intuito fazer frente a situações semelhantes às verificadas no contexto americano, recebendo o nome de PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, e adaptado as cultura e realidade brasileiras. Assim, em pouco mais de 20 anos, o Programa tornou-se referência na área de prevenção e combate ao consumo de drogas e violência nas Policias Militares das 27 unidades federativas e Distrito Federal.

“Como colega de farda quero parabenizar a todos estes que estão desenvolvendo este programa educacional de excelência”, destacou o vereador Carpê, também proponente da sessão solene.

Luiz Alberto Carijó, representando o primeiro coordenador do Proerd na capital amazonense, Coronel Bonates, destacou. “Dar instrumentos para que as crianças cresçam no caminho certo é uma das mais valorosas profissões e este projeto não poderia ser diferente. Que possamos comemorar muitos outros anos deste projeto”.

“Me hermano com as falas antecedentes a mim, agradeço ao vereador Professor Samuel que é um parceiro e no qual eu me identifiquei por também ser pedagogo e ter essa vivencia escolar. Aqui destaco o trabalho de todos os instrutores, assistentes socais e colaboradores para chegarmos onde estamos hoje”, ressaltou o atual coordenador do projeto, Major Henriques.

Realizada por policiais militares, mais de 650 mil crianças, entre 5 e 8 anos, já foram alcançadas por meio do Proerd Kids, o projeto Currículo Proerd Caindo na Real atende estudantes de 9 a 13 anos, do 3º, 4º 5º ano.

As ações realizadas pelo Proerd têm por objetivo orientar crianças e jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis para se livrarem das drogas e da violência e terem uma vida mais saudável em condições de alcançar seus sonhos por meio da dedicação aos estudos.

Os homenageados pelo vereador Professor Samuel foram o Coronel Louismar Bonates, pioneiro no Proerd Amazonas e primeiro coordenador, ele foi representado pelo excelentíssimo Sr. Luiz Alberto Carijo de Gosztonyi, auditor fiscal e presidente da Comissão Atualização Tributária; Dulcinéa Ester Pereira de Almeida, parceira do Proerd em nome da Secretaria Municipal de Educação (Semsa), representada por Evaldo Bezerra, diretor Departamental da Semed.

Também foram homenageados os colaboradores do Proerd, José Maria Bastos, Mario Jorge Cruz Lima, Lourdes de Araújo Souza e a aluna Eduarda Arantes Salgada, representando os mais de 650 mil alunos beneficiados pelo Proerd.

Texto: Paula Christina – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Assessoria de Comunicação do vereador