Após manifestação de Sérgio Baré, SES retifica edital do Hospital do Sangue

Fundação ajusta salário, jornada e amplia número de vagas para enfermeiros após questionamentos apresentados na CMM

Fundação ajusta salário, jornada e amplia número de vagas para enfermeiros. - Foto: Eder França e Cleuton Silva/Dicom

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) publicou, nesta quinta-feira (12 de fevereiro), a retificação no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de profissionais que irão atuar no Hospital do Sangue, em Manaus. A alteração ocorreu após questionamentos apresentados pelo vereador Sérgio Baré (PRD)

A retificação corrige o salário e a jornada de trabalho do cargo de enfermeiro. A remuneração, que anteriormente era de R$ 4.318,18 para 40 horas semanais e 13 plantões de 12 horas, passa a ser de R$ 4.700,00, com jornada de 30 horas semanais e 10 plantões de 12 horas. Também houve ampliação no número de vagas para enfermeiros, que passou de 20 para 26, elevando o total geral do certame de 265 para 271 vagas.

Durante a sessão desta quarta-feira (11 de fevereiro) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o parlamentar criticou a justificativa apresentada pela gestão estadual quanto à estrutura de pessoal prevista para a ampliação da unidade. 

“A resposta da fundação não tem consonância nenhuma com a realidade. Aquele hospital hoje tem em torno de 50 leitos e 12 fisioterapeutas apenas, com a abertura do hospital do sangue na sua integralidade, o número passa de 170 leitos e continuaremos com os mesmos 12 fisioterapeutas”, declarou.

Outras manifestações

O tema também foi discutido em reunião entre representantes do Sindicato dos Fisioterapeutas do Amazonas (Sinfisio-AM), o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) com a SES-AM.

De acordo com a presidente do Sinfisio-AM, Juliane Maury, a secretaria esclareceu que a ausência de fisioterapeutas no edital decorre da realização de processo licitatório, uma vez que a força de trabalho na UTI será terceirizada. 

Segundo ela, foi informado ainda que, mantendo-se os atuais fisioterapeutas do Hemoam, havendo necessidade, poderá haver ampliação contratual com a empresa ou abertura de processo seletivo específico para a área. O Sinfisio-AM já havia encaminhado ofício à SES-AM questionando a inexistência de vagas para fisioterapeutas no certame.

Texto: Carol Veras (assessoria de imprensa do parlamentar)

Skip to content