Audiência Pública sobre casos de negligência médica na rede estadual de saúde é aprovada na CMM

Proposta busca discutir relatos de falhas no atendimento e ouvir familiares

A audiência pública aguarda data para realização na Câmara Municipal. - Foto: Kelvin Dinelli/Assessoria

O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) apresentou, nesta quarta-feira (11 de fevereiro) uma proposta para realizar uma audiência pública na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com o objetivo de debater casos de pessoas que foram vítimas de negligência médica no Amazonas.

O número de denúncias envolvendo possíveis casos de negligência médica, falhas no atendimento, demora excessiva em diagnósticos e tratamentos, ausência de profissionais e insuficiência de estrutura nas unidades da rede de saúde no Amazonas que atende a população manauara é cada vez mais frequente.

Casos desse gênero têm agravamento do estado clínico de pacientes, sequelas permanentes, sofrimento físico e psicológico de usuários e familiares, além de óbitos que, em muitos casos, poderiam ter sido evitados. Assim, a proposta de Guedes busca dar voz às famílias vítimas de negligência, identificar falhas estruturais, administrativas e assistenciais e debater medidas
preventivas, corretivas e de reparação.

“Essas famílias perderam seu bem mais precioso, em muitos casos, crianças, seus filhos. Eles merecem respostas e nós precisamos garantir voz a eles. E, acima de tudo, cobrar mudanças para que novas famílias não percam seus filhos em hospitais sem estrutura ou com profissionais despreparados”, disse.

Com a aprovação em plenário, a audiência pública aguarda data para realização na Câmara Municipal.

Texto: Beatriz Araújo (assessoria de imprensa do parlamentar)